Diário do Alentejo

Grândola acolhe tradicional feira de Agosto

21 de agosto 2019 - 15:05

A edição deste ano da Feira de Agosto, em Grândola , que abre esta quinta-feira, aposta nos recursos endógenos, dando destaque aos setores do arroz e do azeite. O certame, a decorrer até ao dia 26 deste mês, é organizado pela Câmara Municipal de Grândola, que investe “mais de 400 mil euros” para “promover o território” e os produtos locais, enquanto fatores de “desenvolvimento económico” deste concelho do litoral alentejano. Entre os vários concertos previstos destacam-se os de David Carreira e Xutos & Pontapés.

 

“Não queremos perder as nossas raízes e os recursos endógenos, que são no fundo uma das razões da atratividade do concelho de Grândola, vão ser o grande destaque dos cinco dias da feira”, disse à agência Lusa o presidente da câmara municipal, António Figueira Mendes. Além da “nova dinâmica turística e industrial”, a feira quer promover “a riqueza que provém da terra”, como as vertentes da agricultura e da floresta, dedicando uma área expositiva ao processo produtivo da cultura tradicional e atual do arroz e ao processo tradicional da apanha da azeitona que continua a efetuar-se de forma manual.

 

“Ainda produzimos bastante arroz e, em menor quantidade, azeite, que teve uma importância muito grande na economia local com vários lagares que, entretanto, foram desaparecendo. Mas depois temos o medronho, o mel, o queijo, os enchidos e o vinho que enriquecem a gastronomia local”, referiu o autarca, adiantando que apesar das potencialidades e da apetência dos solos para o setor agrícola, os pequenos agricultores do concelho “têm, muitas vezes, dificuldade em escoar os produtos que são cultivados nas suas terras, como a famosa batata-doce do Carvalhal”.

 

No evento, que todos os anos leva ao recinto “mais de 100 mil pessoas”, vai ser debatido “o futuro dos recursos endógenos”, num colóquio onde serão apresentados "casos de sucesso e projetos de produção", explicou a organização. A intenção, segundo o autarca, passa por “ajudar os agricultores a organizarem-se de forma a produzirem e a escoarem os seus produtos que às vezes acabam por se estragar". "No concelho de Grândola temos alguns exemplos de agricultura biológica com a entrega ao domicílio de cabazes e são essas atividades que queremos divulgar”, diz António Figueira Mendes.

 

“Vamos ainda simular, na nave central dos pavilhões de exposição, uma taberna onde os produtores de vinho do litoral alentejano vão ter vinhos à venda acompanhados pelos produtos endógenos, como os queijos e os enchidos”, acrescentou.

 

Este ano, o certame, que conta com cerca de 410 expositores das mais variadas áreas da economia regional, feira franca, tasquinhas com gastronomia local e uma zona de diversões, aumentou a área de exposição de artesanato da região. O recinto da feira conta também com uma Praça Rural para exposição de gado, um picadeiro onde se realizam provas de hipismo, equitação, ‘agility’ e um festival hípico. David Carreira, Dynamic Duo, dj Mastiksoul, Miguel Ângelo, Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, Blaya e Xutos e Pontapés são os artistas que vão atuar no palco principal do certame.

Comentários