Diário do Alentejo

Animals & Friends no festival Reguengos Wine & Blues

14 de agosto 2019 - 16:10

O único concerto em Portugal da atual digressão mundial dos britânicos Animals & Friends, com origem nos lendários The Animals, marca o 3.º festival internacional Reguengos Wine & Blues, que abre hoje em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo. O festival, organizado pela câmara e produzido pela Trovas Soltas, decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade, integrado na 27.ª ExpoReg - Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz.

 

O certame alia "o blues ao vinho", num concelho com a marca registada "Reguengos de Monsaraz - Capital dos Vinhos de Portugal" e com 11 empresas vitivinícolas que produzem anualmente mais de 25 milhões de litros de vinho, destacou o município. Hoje à noite, a primeira do Reguengos Wine & Blues, a música começa, às 22:00, com a banda portuguesa Delta Blues Riders, oriunda do Porto e vencedora do Portuguese Blues Challenge 2018, tendo representado Portugal no European Blues Challenge 2019, segundo a organização.

 

Segue-se, às 23:30, a banda espanhola Guitar Not So Slim, com um reportório composto por "blues alegres" e nome inspirado no guitarrista norte-americano Eddie Jones, mais conhecido como Guitar Slim. O “pontapé de saída” para a segunda noite do festival, na quinta-feira, é dado às 22:00, pelo duo italiano T- Roosters, com músicas das origens do blues, mas também "novas sonoridades" de "swing", "rock'n'roll" e "boogie woogie" e alguns temas originais compostos pela banda.

 

O encerramento da edição deste ano do certame, a partir das 23:30, cabe à banda cabeça-de-cartaz, os ingleses Animals & Friends, que escolheram Reguengos de Monsaraz como “palco” do único concerto em Portugal da sua atual digressão mundial.

 

Os Animals & Friends têm origem nos The Animals, grupo surgido no início da década de 60 do século passado e que tocou no “histórico Festival de Monterey, na Califórnia (Estados Unidos da América), em 1967, e que incluiu concertos, entre outros, de Janis Joplin, The Who e Jimi Hendrix”. A banda atual é constituída por dois dos membros originais dos The Animals, John Steel (bateria) e Mickey Gallagher (voz e teclado), e inclui ainda Danny Handley (voz e guitarra) e Roberto Ruiz (voz e viola baixo). "House of the Rising Sun", "Don't Let Me Be Misunderstood", "Bring It On Home", "I Put A Spell On You" ou "Don't Bring Me Down" são alguns dos êxitos dos The Animals que vão ser tocados na cidade alentejana.

Comentários