Diário do Alentejo

Vídeo sensibiliza para preservação de azinheiras e sobreiros

01 de agosto 2019 - 16:30
DRDR

A empresa do Alqueva produziu e lançou um vídeo de sensibilização para a preservação na paisagem de espécies de quercíneas, como a azinheira e o sobreiro, devido à importância que têm no ecossistema do Alentejo.

 

O vídeo “Uma azinheira na paisagem faz a diferença” foi publicado na rede social Youtube, refere a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), frisando que “preservar as quercíneas é preservar a identidade da região sem prejuízo da agricultura moderna do Alentejo”.

 

Segundo a empresa, além de serem “uma imagem de marca do Alentejo”, as quercíneas têm um valor ambiental por contribuírem para promover a biodiversidade com ligação direta à presença de organismos auxiliares da atividade agrícola, ao permitirem poiso e nidificação de aves insetívoras e de rapina e de morcegos insetívoros arborícolas.

 

Estas aves e morcegos, ao controlarem roedores e insetos, ajudam a reduzir a suscetibilidade a pragas e ruturas nos sistemas de rega, o que se repercute na produtividade, na redução de perdas agrícolas e, consequentemente, no valor económico, explica a EDIA.

 

 

 

 

Comentários