Diário do Alentejo

João de Almeida: Presidente do Núcleo Lions de Almodôvar

08 de julho 2019 - 10:35

Texto Nélia Pedrosa

 

Em que contexto é criado o Núcleo Lions Clube de Almodôvar? Qual a sua abrangência em termos geográficos? Tem alguma ligação a partidos políticos?
O núcleo foi criado no sentido de implantar o espírito de serviço à comunidade, na concretização do lema “Nós servimos”, tal como proclama a Declaração de Missão de Lions International: “Capacitar os voluntários para que possam servir as suas comunidades e atender às necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial”. Temos em Almodôvar um núcleo constituído por seis membros, que se pretende tornar a breve prazo um Clube Lions. Para isso terá de ter, pelo menos, 20 membros, entre as mulheres e os homens do concelho e dos concelhos limítrofes, abrangendo a região que é conhecida por Campo Branco (Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Castro Verde). Os objetivos e código de ética que rege o Lions Internacional são precisos, mas comuns a todas as culturas e religiões, pelo que todas as pessoas de boa formação têm aqui lugar. Com a ação concreta dos clubes pretende-se mostrar que, apresar das diferenças profissionais, culturais, políticas ou religiosas, através do que nos une e não do que nos separa, é possível, em conjunto, realizar ações – a que chamamos serviço – a favor das comunidades mais carenciadas. O Lions Clubs está presente em mais de 200 países e regiões do mundo com mais de 48000 clubes e 1,5 milhões de membros. Em Portugal existem cerca de uma centena de clubes, com perto de 3000 membros, congregados no Distrito Múltiplo 115 (Portugal), associação de utilidade pública desde 1984. A Associação internacional de Lions Clubes é a maior Organização Não Governamental (ONG) reconhecida pela ONU. De tal forma importante é o seu reconhecimento, que faz parte desde há muitos anos do conselho consultivo da organização, onde tem um papel relevante. Numa feliz coincidência de datas, o Núcleo Lions de Almodôvar ao ser constituído no pretérito dia 7 de junho acontece exatamente 102 anos depois da data da fundação do Lions Internacional.

 

Qual é a missão do núcleo?
Interessar-se pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade. Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os diversos povos, de diferentes origens, que integram a comunidade. Incentivar o estudo e a prática dos princípios de bem governar e de elevada educação cívica. Unir os sócios com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca. Promover um fórum para livre e ampla discussão dos assuntos de interesse público, excetuando o partidarismo e o sectarismo religioso. Incentivar os homens e mulheres com espírito de serviço a ajudarem desinteressadamente as suas comunidades, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos nas profissões, nos negócios, indústrias e serviços públicos.

 

Quais os serviços que presta atualmente?
As ações podem ser as mais diversas, mas atualmente visam, essencialmente, cinco áreas: luta contra a cegueira evitável e reversível, combate à diabetes, luta contra a fome, luta contra o cancro pediátrico e defesa do meio ambiente.

Comentários