Diário do Alentejo

Plano de gestão da ZEP para Moura, Mourão, Barrancos e Serpa

21 de junho 2019 - 09:20

A Assembleia da República recomendou ao Governo que elabore o plano de gestão do sítio e zona de proteção especial a que correspondem os territórios de Moura, Mourão, Barrancos e Serpa. O objetivo é que “consagre mecanismos de combate à sazonalidade da natureza e estabeleça medidas especiais de apoio à agricultura e às agroindústrias”.

O projeto de resolução já foi publicado em “Diário da República” e a intenção é que o Governo proceda, no prazo de um ano, “à elaboração, em falta, do plano de gestão do sítio e Zona de Proteção Especial (ZEP)”, contemplando “mecanismos de combate à sazonalidade e apoio a estruturas relativas a itinerários e infraestruturas complementares às atividades”, nomeadamente, “no âmbito da Estratégia do Turismo 2027, que consagra a natureza como ativo estratégico”.

O Governo, segundo esta resolução, deverá ainda criar “medidas especiais de apoio aos agricultores e às agroindústrias existentes e às que futuramente venham a instalar-se neste território, aproveitando e incrementando o potencial do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e a sua importância estratégica para o País”.

 

Comentários