Diário do Alentejo

Beja: Urgência de obstetrícia volta a fechar

09 de junho 2019 - 09:00

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, está sem urgência no serviço de ginecologia e obstetrícia. É a quarta vez, no espaço de poucas semanas, que a situação se repete. As mulheres que tenham de recorrer a esse serviço estão a ser enviadas para o Hospital de Évora.

 

Segundo um comunicado emitido pela Proteção Civil, o serviço irá permanecer encerrado até às 8 horas de segunda-feira, 10 de junho, sendo que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) "procederá à transferência das utentes" que recorram ao serviço.

 

Conforme noticiado pelo Diário do Alentejo, o problema radica na falta de médicos especialistas. "A instituição tem no seu quadro de pessoal cinco obstetras dos quais 2 são médicos aposentados e com horário reduzido, não prestando serviço de urgência", refere fonte do Ministério da Saúde.

 

Para manter o serviço em funcionamento, no qual se inclui a única maternidade existente no Baixo Alentejo e no Alentejo Litoral, bem como o serviço de urgecia de ginecologia/obstetrícia  serão necessários dois médicos da especialidade escalados 24 horas sobre 24 horas, todos os dias do ano.

 

"Dos médicos do quadro só dois realizam serviço de urgência, pelo que para manter o seu funcionamento é indispensável o recurso a contratos de prestação de serviços", acrescenta a mesma fonte.

 

O Ministério da Saúde reconhece, no entanto, a existência de "uma enorme dificuldade" em preencher todos os turnos necessários, em especial durante o período de férias. sublinhando que os concursos de ingresso, entretanto abertos, "têm ficado desertos".

Comentários