Intitulada como “uma das principais iniciativas” do concelho, a Feira de Ferreira regressa neste ano para promover os artesãos amadores, os “artistas da terra” e “todas as manifestações culturais” presentes na região. Entre hoje, sexta-feira, e domingo, dia 21, promete-se “três dias de festa, cultura e muita animação”.
Texto Ana Filipa Sousa de SousaFoto Ricardo Zambujo
A zona envolvente ao salão multiusos e ao centro cultural de Ferreira do Alentejo começa hoje, sexta-feira, 19, a ser palco de mais uma edição da Feira de Ferreira, um certame que se assume como uma montra daquilo “que Ferreira tem em termos económicos e culturais” e um espaço de encontro entre ferreirenses residentes e na diáspora.
Em declarações ao “Diário do Alentejo” (“DA”), o vice-presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, José Guerra, atribui à Feira de Ferreira a importância de ser “a principal iniciativa” do concelho que permite “dar a conhecer” as principais empresas e setores da região, assim como “os nossos artesões”, “artistas da terra” e “todas as suas manifestações culturais”.
“É uma oportunidade para os artistas amadores, por exemplo, aqueles que se dedicam à música [e] à dança, mostrarem o que são as suas competências e o seu trabalho, [assim como] as empresas e as associações culturais e desportivas”, admite.
O certame, que convida à descoberta do concelho de Ferreira do Alentejo, é também, segundo o responsável, o motivo ideal para “juntar os ferreirenses”, “a gente de Ferreira que faz parte da diáspora” e “muitos amigos” que aproveitam esta altura para os reencontros anuais.
Do cartaz “interessante e apelativo”, para além dos artistas musicais, o destaque vai para a inauguração da exposição de fotografia “Peroguarda”, da autoria de Beatriz Vicente, no Núcleo de Artes Tradicionais, hoje, sexta-feira, às 18:30 horas, e para os espetáculos de “Circo Brasil”, agendados para todos os dias da feira, às 21:00 horas, no anfiteatro do jardim público.
Ao nível musical, para hoje estão programadas as atuações de Wet Bed Gang (22:30 horas), Festa M80 (00:00 horas) e DJ Duda (03:30 horas), seguindo-se amanhã, sábado, as animações de Simão e Flávio (17:00 horas), Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa de Ferreira do Alentejo (Sfrfa) (18:00 horas), Vozes D’Encante (19:00 horas), Laura Marques (20:00 horas), Matias Damásio (22:30 horas) e dos DJ China (00:00 horas) e Miguel V (03:00 horas).
No domingo, dia 21, os espetáculos serão assegurados por “gente da terra”, como o Grupo Coral Infantil Os Rurais de Figueira dos Cavaleiros (17:00 horas), Danças Africanas (18:00 horas), Danças Ritmo da Venezuela (18:30 horas), 100 Freio (19:00 horas) e Ventos Alentejanos (20:00 horas).
Para além destas atividades, haverá também “tasquinhas com sabores da região”.
“Portanto, temos a expectativa que seja um fim de semana bastante animado aqui no concelho de Ferreira”, afirma José Guerra.
O certame, de entrada gratuita, é inaugurado hoje, às 19:00 horas, com a participação dos grupos corais do concelho.