Diário do Alentejo

Área de Acolhimento Empresarial de Gomes Aires com candidatura aprovada

17 de agosto 2025 - 08:00
Obra no concelho de Almodôvar com financiamento de 6,44 milhõesFoto | CMAlmodôvar

Depois de submetida a candidatura a fundos comunitários no passado mês de julho, com a aprovação da mesma, a Câmara de Almodôvar pode avançar com o lançamento do concurso público para a construção da infraestrutura.

 

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Bota, deu conta, na passada quarta-feira, dia 13, que a Área de Acolhimento Empresarial de Gomes Aires já tem candidatura aprovada no âmbito do Alentejo 2030, contando com um financiamento de 6,44 milhões de euros. Segundo o autarca, 1,36 milhões “já estão disponíveis”, com o remanescente do valor a chegar à Câmara de Almodôvar “à medida que a obra vai avançando”.

O projeto da Área de Acolhimento Empresarial de Gomes Aires insere-se, no âmbito do Programa Regional do Alentejo (Alentejo 2030), nas infraestruturas de acolhimento empresarial de nova geração.

Recorde-se que aquando da submissão da candidatura aos fundos comunitários, o que aconteceu no início do passado mês de julho, António Bota referia que a mesma permitiria que “a câmara tenha verbas para construir este projeto sem prejudicar o orçamento municipal”, fazendo com que o concelho beneficie com o “crescimento económico que esta infraestrutura vai trazer num futuro próximo”. Já nessa altura o edil avançava que o concurso público seria “lançado muito em breve”.

Segundo o “Plano de Pormenor para a Instalação da Área de Acolhimento Empresarial de Gomes Aires”, serão disponibilizados 30 lotes para “o desenvolvimento de atividades empresariais, armazenagem, logística, comércio ou serviços, com dimensões que variam entre 512 e 1000 metros quadrados”. De acordo com o documento, “o preço base dos lotes a atribuir em hasta pública será muito inferior ao valor de mercado, estimando-se em cerca de oito euros/ /metro quadrado”. “DA”

Comentários