O nome de Francisco António Elias Torrão vai ser atribuído hoje, sexta-feira, em cerimónia agendada para as 17:00 horas, ao auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) de Beja.
A homenagem insere-se nas comemorações dos 25 anos do edifício do IPDJ Beja e deverá contar com a presença do presidente do instituto, Ricardo Gonçalves.
Em nota de imprensa enviada ao “Diário do Alentejo”, a direção regional do Alentejo do IPDJ refere que em novembro de 2023 realizou “um momento informal de convívio entre ex-delegados, diretores e funcionários do ex-IPJ [Instituto Português da Juventude], com a participação dos atuais dirigentes e técnicos do IPDJ Alentejo”, e que, “na sequência daquele evento, foi proposta a atribuição do nome Francisco António Elias Torrão, também ele ex-funcionário do IPJ, ao auditório do IPDJ Beja”.
Na mesma nota, o IPDJ Alentejo sublinha, ainda, que Francisco Torrão “é um nome incontornável da cultura musical da região, particularmente, da defesa, promoção e dinamização do cante alentejano”. “Pelas suas mãos passaram inúmeros jovens e agrupamentos que, de uma forma ou de outra, ajudaram a preservar e a fazer crescer o cante alentejano, classificado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2014”, conclui.
As comemorações, que terão início às 16:00 horas com momentos de música clássica e cigana, incluirão, ainda, uma mostra de atividades realizadas nas instalações nos últimos 25 anos, um recital de poesia de Manuel Barroso e atuações de Os Discípulos, Pedro Bexiga, Grupo Coral Cantadores das Neves e outros artistas bejenses,