Texto Aníbal Fernandes
A CDU anunciou, em comunicado, que João Português, o atual presidente da Câmara Municipal de Cuba, será o candidato da coligação liderada pelo PCP nas eleições autárquicas deste ano em Ferreira do Alentejo. Impedido por lei de se recandidatar a Cuba, o autarca comunista vai tentar “roubar” a câmara ao PS e a Luís Pita Ameixa, atual presidente.
João Manuel Casaca Português, de 53 anos, casado, empresário, licenciado em Serviço Social, foi nos últimos 12 anos presidente da Câmara Municipal de Cuba e durante oito anos presidiu à Associação de Municípios do Alentejo Central, constituída pelos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.
No comunicado distribuído à imprensa, o candidato compromete-se a “trabalhar lado a lado com os ferreirenses, ouvindo as suas preocupações e implementando soluções que tragam progresso e bem-estar para todos”, criticando aquilo que considera ser a “inércia dos últimos oito anos” e prometendo “devolver ao concelho a sua importância estratégica na região”.
Recorde-se que nas últimas eleições o PS recolheu 1678 votos (46,04 por cento) e a CDU 1054 (28,9 por cento). Concorreram ainda o BE (8,48 por cento), o Chega (8,40 por cento) e uma coligação PSD/CDS (3,54 por cento).
A última vez que a CDU conquistou a presidência da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo aconteceu em 1989, com José João Lança Guerreiro. Em 1993, Luís Pita Ameixa ganhou a autarquia para o PS e aí permaneceu até 2005, altura em que foi eleito deputado à Assembleia da República. Seguiu-se-lhe, na presidência, Aníbal Reis Costa, que cumpriu três mandatos, após os quais Pita Ameixa regressou.