A propósito dos 10 anos da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, celebrações da efeméride ainda decorrem hoje e amanhã.
Almodôvar A vila de Almodôvar celebra amanhã, dia 30, o 10.º aniversário da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco com uma homenagem na igreja matriz. Para “celebrar esta data histórica” sobem a palco os grupos corais do concelho Estevas em Flor, Vozes da Aldeia, Amigos do Rosário, Vozes de Almodôvar, Flores do Campo e Mondadeiras de Santa Cruz. “Para além dos grupos corais, que entoarão a excelência da nossa tradição, irão marcar presença várias personalidades com estreitas ligações ao cante”, adianta a câmara municipal, entidade promotora. A cerimónia está agendada para as 17:00 horas.
Beja O Pax Julia Teatro Municipal, em Beja, acolhe amanhã, sábado, o espetáculo de enceramento dos 10 anos da elevação do cante a património da Unesco, “O cante de um povo – passado presente e futuro”, uma criação “que resulta da junção de um legado partilhado por José Emídio e Bernardo Emídio [do grupo Adiafa], aqui assumindo a direção artística, com a visão do produtor musical, guitarrista e compositor Manuel de Oliveira e o maestro, arranjador e pianista Carlos Garcia”, adianta a câmara municipal local, que, em conjunto com o Centro Unesco de Beja, “encomendou” o referido espetáculo. O grupo Adiafa, que integra, ainda, Ruben Lameira, terá como convidados, para além dos já citados Manuel de Oliveira e Carlos Garcia, Inês Vaz (acordeão), Quiné Teles (percussão) e Albano Fonseca (baixo), o Grupo Coral Pacense – composto por elementos dos grupos corais Cantadores do Desassossego, de Baleizão, da Freguesia da Cabeça Gorda, de Mombeja, Moças da Aldeia, Rosinhas de Santa Clara do Louredo, Estrelas do Alentejo de Santa Vitória, Misto Searas ao Vento da Trindade, do Estabelecimento Prisional de Beja, de Cantares Alentejanos da GNR e Os Rouxinóis – e a Orquestra do Cante (cordas e sopros), que integra Fernando Arce (violoncelo), Jose Luís Moreno (viola), David González (violino 1), Alfredo Reyes (violino 2), para além de elementos da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense. Segundo sublinha a autarquia, o Grupo Coral Pacense e a Orquestra do Cante foram “especialmente concebidos para este momento”, resultando de “várias residências artísticas” e “de um trabalho de proximidade com os vários grupos corais”, desenvolvido em parceria com o Centro Unesco. O espetáculo conta ainda com a consultoria do padre António Cartageno.
Castro Verde No âmbito das comemorações promovidas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em colaboração com várias entidades locais, para celebrar a data da elevação do cante, para hoje, sexta-feira, está agendado o espetáculo comemorativo “O cante da nossa terra”, que terá lugar no Cineteatro Municipal de Castro Verde a partir das 21:30 horas e que contará com a participação dos grupos corais em atividade no concelho – As Ceifeiras de Entradas, Os Cardadores da Sete e Os Ganhões de Castro Verde, mas também do recém-criado Grupo Coral Feminino da Cortiçol, dos alunos do projeto “Cante nas escolas” do agrupamento de escolas e dos alunos de cante da Universidade Sénior de Castro Verde. No sábado, dia 30, realiza-se, no Centro Ambiental do Vale Gonçalinho, às 16:00 horas, a oficina de cante alentejano e lanche-convívio “A natureza do cante”, numa iniciativa “que reúne, em torno de uma grande mesa e no silêncio da paisagem, o cante e os melhores sabores do nosso Alentejo”. A participação nesta atividade carece de inscrição gratuita, disponível em inqueritos.cm-castroverde.pt, e inclui transporte para o local (concentração: centro coordenador de transportes, às 15:30 horas).
Cuba Chega hoje, sexta-feira, ao fim uma semana dedicada às comemorações da elevação do cante alentejano na vila de Cuba com a exibição do filme “Cante alentejano da Cuba”, às 21:00 horas, no centro cultural, e o espetáculo musical “O cante alentejano nas escolas”, com a atuação do Grupo Coral Infantojuvenil do Agrupamento de Escolas de Cuba, “destacando o esforço de transmitir esta tradição às novas gerações”. As comemorações foram da responsabilidade da câmara municipal local, com a colaboração de várias entidades.
Serpa O Cineteatro Municipal de Serpa recebe amanhã, sábado, às 19:00 horas, a cerimónia oficial do 10.º aniversário do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade com as atuações dos grupos corais da Casa do Povo de Serpa, do Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, d’Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, d’Os Camponeses de Vale de Vargo, d’Os Camponeses de Pias, das Papoilas do Enxoé, do Madrigal, d’As Ceifeiras de Pias e da Academia Sénior de Serpa. A “festa do cante” é de entrada livre.