Diário do Alentejo

Eletrificação Beja-Casa Branca no OE 2025 e A26 concluída “nos próximos dois anos”

06 de outubro 2024 - 08:00
Movimentos reuniram-se com governantes a propósito dos acessos e transportes da região
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

A eletrificação do troço ferroviário Beja-Ourique consta do Programa Nacional de Investimentos 2030, devendo a obra estar terminada “daqui por três anos”, sendo que o troço Beja-Casa Branca estará contemplado no Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025). No plano rodoviário, o Governo transmite que “está a trabalhar” para que a A26, entre Ferreira do Alentejo e Beja, possa vir a ser, “nos próximos dois anos”, uma realidade.

 

O Movimento de Cidadania Mais Alentejo reuniu-se, no passado dia 26 de setembro, com João Pedro Coutinho, secretário de Estado das Infraestruturas, com o objetivo de questionar o representante governamental sobre “três temas centrais”, designadamente, a ferrovia, a rodovia e o aeroporto de Beja.

Sobre a questão da ferrovia, o governante informou que o estudo sobre a modernização e eletrificação da linha do Alentejo, nomeadamente, para reativação do troço Beja-Ourique, “já consta no Programa Nacional de Investimentos 2030 [PNI 2030]”, podendo a obra estar concluída “daqui por três anos”, informando, ainda, que “o concurso público internacional para a eletrificação troço Beja-Casa Branca, “já está em marcha e a obra vai mesmo ser uma realidade”.

No que diz respeito à rodovia, João Pedro Coutinho informou o movimento que o Governo está “a trabalhar para que finalmente a A26”, no que concerne ao troço entre Ferreira do Alentejo e Beja, possa ser concluído, “nos próximos dois anos”.

Relativamente ao aeroporto de Beja e à possibilidade desta infraestrutura aeroportuária poder vir a complementar os aeroportos de Lisboa e Faro, o secretário de Estado considerou que “a Base Área n.º 11, em Beja, tem uma importância estratégica para a defesa da Europa”, ocupando “um lugar de destaque” na Organização do Tratado do Atlântico Norte, implicando essa situação “uma cuidada análise, que possa permitir uma melhor utilização do aeroporto de Beja”, no sentido de se obter “a melhor solução para o Alentejo e para Portugal”. Manuel Valadas, porta-voz do movimento de cidadania, transmitiu ao “Diário do Alentejo”, ter considerado a reunião “positiva”.

 

Beja Consegue reuniu-se com ministro das Infraestruturas e Habitação

 

A 18 de setembro, o Beja Consegue reuniu-se com Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, com o objetivo de “garantir que as prioridades ao nível das acessibilidades para o concelho de Beja fossem introduzidas no orçamento a propor pelo atual governo para o ano de 2025”. Em declarações recentes à “Radio Pax”, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara de Beja eleito pelo movimento político, destacou, da reunião, a informação sobre a eletrificação da linha férrea Casa Branca-Beja, “que vai estar contemplada no Orçamento [do Estado] para 2025”, sendo “que o concurso público internacional” para a efetivação deste equipamento “vai ser uma realidade”, finalmente, diz, “saindo da gaveta”. Destaque ainda, no parecer do movimento, para “a promessa” de empenho pessoal do ministro na antecipação da realização dos 30 quilómetros de autoestrada (A26), entre Ferreira do Alentejo e Beja, que se encontra “prevista no PNI 2030”

José Serrano

Comentários