Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a localidade de Vale do Poço, que se divide pelos concelhos de Serpa e de Mértola, recebe a 20.ª edição da Feira Agropecuária Transfronteiriça. A iniciativa, que neste ano é organizada pelo município de Serpa, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola, União das Freguesias de Serpa, Junta de Freguesia de Santana de Cambas (Mértola), Ayuntamiento de Paymogo, entre outras entidades, pretende “valorizar a natureza, cultura, património, gastronomia, história e tradições ligadas à serra de Serpa e Mértola e será uma montra diversificada de produtos locais – queijos, mel, doces, pão, enchidos, artesanato e tasquinhas com gastronomia variada”.
Do programa destaca-se, dia 14 de setembro, sábado, o Congresso de Pastagens e Pastores, no âmbito da produção do Queijo Serpa DOP. No encontro serão abordados, entre outros, problemas relacionados com a escassez de água, e apresentadas “alternativas sustentáveis que contribuem para aumentar a disponibilidade de água e a melhoria da produtividade do setor agropecuário, em particular na produção do Queijo Serpa DOP”.
A iniciativa, cuja organização conta com diversos parceiros, vai também assinalar o Dia Ecológico Europeu e “alertar para a necessidade do uso eficiente de água”.