Diário do Alentejo

Câmara de Odemira requalifica núcleo antigo e ribeirinho da Zambujeira do Mar

04 de agosto 2024 - 08:00
Investimento será de 3,7 milhões de euros e “vai apanhar dois verões”. Empreitada também prevê novas ligações à estação de tratamento de águas residuaisFoto | CM Odemira

O núcleo antigo e ribeirinho da Zambujeira do Mar, em Odemira, está a ser alvo de uma empreitada de requalificação para melhorar “a qualidade de vida” daquele aglomerado urbano. As intervenções, que estão agora na segunda fase, incidem, sobretudo, sobre as redes de infraestruturas de água, esgotos, pluviais e telecomunicações.

 

A Câmara Municipal de Odemira informou, nesta semana, que as obras de requalificação do núcleo antigo e ribeirinho da Zambujeira do Mar, na freguesia de São Teotónio, entraram agora na “segunda fase” da empreitada, ou seja, no “casco mais antigo” e no “acesso à praia”.

O intuito, segundo explica o presidente do município, Hélder Guerreiro, é que esta contribua para “melhorar a rede de infraestruturas básicas, desde o saneamento ao abastecimento de água e telecomunicações”, assim como “a qualidade de vida daquele aglomerado”, com a colocação de “mobiliário urbano exterior, desde pisos, espaços verdes e [zonas] de estar”.

A intervenção, que tem um prazo estimado de 450 dias, inclui, assim, trabalhos nas redes de infraestruturas de água, esgotos, pluviais e telecomunicações, arranjos exteriores, pavimentações e iluminação pública.

“É uma empreitada muito pesada, não só do ponto de vista do valor, de quase quatro milhões de euros, como da intervenção, porque vai ter de ser feita rua a rua e vai apanhar dois verões, na altura máxima de carga em termos de pessoas na Zambujeira do Mar”, revela.

Por este motivo, o autarca adianta ainda que a mesma decorrerá de forma “faseada”, de modo a que “cause o mínimo de perturbação possível nas épocas mais altas”, uma vez que a localidade tem necessidade de “responder a uma procura de pessoas que ali acorrem” durante o verão.

“Depois, na época turística mais baixa, vamos tentar fazer as intervenções de larga escala para que, no próximo verão, o impacto seja o mínimo possível”, garante.

A empreitada prevê também “ligações novas à estação de tratamento de águas residuais para evitar roturas e a poluição da praia” da Zambujeira do Mar. Em simultâneo, monitorizar-se-á “toda a linha de água, no sentido de identificar quais são os fatores que levam a que, por vezes, apareçam resultados menos positivos na água”. “LUSA”

Comentários