Diário do Alentejo

Município de Mértola reúne-se com Agência Portuguesa do Ambiente o Pomarão

28 de julho 2024 - 08:00
Foto| Ricardo ZambujoFoto| Ricardo Zambujo

O presidente da Câmara Municipal de Mértola (CMM), Mário Tomé, reuniu-se, na passada terça-feira, 23, com o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, na zona do Pomarão (Formoa).

O encontro aconteceu a propósito do projeto “Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve – Solução da Tomada de Água no Pomarão”, que não contempla o abastecimento de água às localidades da freguesia do Espírito Santo, apesar de ser nesse território que será captada e passarão as condutas de abastecimento. Em declarações ao “Diário do Alentejo” (“DA”), o autarca – como já tinha referido na última edição do “DA” – sublinha a necessidade de haver um compromisso firmado em relação à resolução do problema.

“[A reunião] com a APA foi um pouco na linha daquilo que eu tinha falado [em relação a] todas as entidades. O vice-presidente da APA (…) comprometeu-se connosco, portanto, que será encontrada uma solução para ligar também as localidades de Mértola, nomeadamente, Espírito Santo e Mesquita, que são as mais diretamente afetadas com a falta de água, com a passagem das condutas e com o facto de Espírito Santo ser sede de freguesia. Agora, mantém-se a mesma questão: há esse compromisso verbal e institucional por parte das entidades, mas não temos nada formal, e eu só estarei descansado quando tiver um contrato, um protocolo assinado que garanta isso”.

O presidente da CMM ter-se-á reunido ontem, quinta-feira, 25, com a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, já depois do fecho da presente edição do “DA”, para discutir o assunto, acreditando que a governante pudesse “ter mais alguma informação na forma como o processo vai ser conduzido”.

Comentários