Diário do Alentejo

Moura Wine começa hoje a dar os primeiros passos

05 de julho 2024 - 14:00
Evento, promovido pela câmara municipal, decorre no castelo até amanhã, dia 6
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

O “ano zero” do Moura Wine espera ser um “ponto de partida com solidez” daquele que é o evento que tem de fazer parte da “agenda” dos produtores vitivinícolas e do qual estes “não podem, de modo algum, abdicar”. Entre espetáculos musicais, gastronomia local, showcookings e provas de vinhos, o concelho de Moura espera que esta primeira edição seja “uma festa dos vinhos do País”.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

“A nossa região é candidata à Cidade Europeia em 2026. A Câmara Municipal de Moura tem uma longa tradição em termos de produção de vinho. Não falo só na produção de vinho normal que toda a gente conhece, mas também da tradição secular associada à produção dos vinhos de talha. E nós queremos, e esta simbiose é perfeita, que Moura também se possa afirmar neste domínio. Este é o nosso ano zero, a nossa primeira edição”. É desta forma que Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, apresenta o Moura Wine, um evento que representa “uma festa dos vinhos do País”.

Com o intuito de agregar e contribuir para o “sucesso” dos produtores e mostrar o que “o País e a nossa região têm de melhor”, o Moura Wine chega até ao castelo de Moura, entre hoje, sexta-feira, e amanhã, sábado, para ser “um espaço de reflexão, um espaço de mostra e, também, de afirmação da nossa região” através de provas de vinho, showcookings, gastronomia local e espetáculos musicais.

“Moura tem um calendário de eventos muito intenso todo o ano e o Moura Wine entra aqui num nicho em que nós ainda não estávamos. O enoturismo tem ganho uma importância muito grande em toda a região – tem vindo em crescendo [e] é, de facto, um produto de extraordinária importância – e o que nós estamos a fazer neste segmento é criar este certame [para] afirmar a nossa tradição vitivinícola do concelho, mas também captar visitantes e trazer pessoas para estarem entre nós”, afirma. E completa: “O Moura Wine é também um convite para quem nos visita provar bons vinhos, divertir-se connosco e ter em Moura mais este calendário na sua agenda”.

Quanto ao futuro, Álvaro Azedo é perentório. Os olhos estão postos no “caminho” que tem de ser percorrido daqui em diante, sendo este “ano zero” um “ponto de partida com solidez” e uma confirmação para “mostrar aos produtores que neste ano se associaram que Moura tem de fazer parte da sua agenda” e que “este é um certame do qual não podem, de modo algum, abdicar”. “Fazer tão bem quanto os melhores do Baixo Alentejo fazem, fazer tão bem quanto os melhores do Alto Alentejo fazem e aprender com todos eles”, conclui.

A sessão de abertura do Moura Wine decorre às 19:00 horas de hoje. As provas de vinho comentadas, que necessitam de inscrição prévia, estão agendadas para as 20:00 e as 21:30 horas desta sexta-feira, dia 5, com Catalina Bustillo e Simion Croitoru, e para as 19:40 e 21:15 horas de amanhã, dia 6, com a Casa Agrícola Santos Jorge, Francisco Garcia, Herdade dos Coteis, Adega Marel e o Grupo Abegoaria.

Ao nível musical, os dois finais de tarde contarão com o DJ Luigy, o Grupo Coral de Moura, o Quarteto Contratempo e Ensemble de Clarinete da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos” e Rui Ramos e Luís Barreiros.

Comentários