Diário do Alentejo

Feira do Mel, Queijo e Pão arranca hoje

26 de abril 2024 - 12:00
Certame, de “valorização de produtos locais de excelência”, decorre até domingo em Mértola
Foto | CM MértolaFoto | CM Mértola

Com o objetivo de, em ambiente de festa e convívio, promover os produtos tradicionais da região, Mértola recebe, de 26 a 28, a XXI Feira do Mel, Queijo e Pão. Um certame que alia a gastronomia à música popular e tradicional, com os destaques de palco, nesta edição, para Ruth Marlene e Luís Trigacheiro.

 

Texto José Serrano

 

Mértola recebe entre hoje, 26, e domingo, 28, a XXI Feira do Mel, Queijo e Pão, iniciativa municipal que dá “a provar o melhor dos produtos tradicionais produzidos no concelho”. Para além dos três produtos protagonistas, a feira dá a conhecer outros, como o vinho, as ervas aromáticas e os enchidos.

De acordo com Rosinda Pimenta, vice-presidente da Câmara de Mértola, trata-se de “mais um evento focado na valorização dos produtores e dos produtos locais de excelência que aqui são produzidos, de promoção da economia de base local”, possibilitando ao público, ao mesmo tempo, “desfrutar de música popular e identitária, em convívio, tão importante para o reforço do sentido de pertença e comunidade”. Sendo um evento que funciona “como montra do melhor que se produz no concelho”, a feira constitui-se como “um importante momento de realização de vendas e de contactos” para os produtores, com importância para a economia local, afirma a autarca. “Considerando o fim de semana prolongado, temos a expectativa de o evento, que valoriza a matriz rural do nosso território, ter impacto, também, ao nível das vendas na restauração e nos alojamentos”.

Do programa, que conta com vários momentos musicais, ao longo dos três dias, Rosinda Pimenta destaca os concertos de Ruth Marlene (hoje, sexta-feira) e de Luís Trigacheiro (amanhã, sábado), ambos às 22:00 horas, bem como o encontro de grupos corais que terá lugar no domingo, a partir das 15:00 horas. No âmbito gastronómico, o relevo vai para as várias oficinas de cozinha, associadas aos produtos locais que dão nome ao certame.

Sobre as expectativas da câmara municipal, entidade organizadora da feira, Rosinda Pimenta transmite: “Esperamos que seja um evento muito participado por visitantes, com boas vendas e contactos para os nossos produtores e expositores, com bons registos na restauração e alojamentos do concelho e um excelente momento de convívio entre mertolenses e todos aqueles que se queiram juntar a nós para celebrar a nossa cultura e a liberdade de podermos estar juntos e conviver de forma salutar”.

Comentários