Diário do Alentejo

Páscoa: venda de borregos e preços aumentam

30 de março 2024 - 12:00
Diminuição de importação aumenta consumo nacional
Foto| Ricardo ZambujoFoto| Ricardo Zambujo

No distrito de Beja, a procura por borregos “continua em alta” e os preços de comercialização também registaram “uma ligeira subida” face ao ano anterior, confirmou à agência “Lusa” António Lopes, presidente do conselho de administração do agrupamento de produtores pecuários Carnes do Campo Branco, com sede em Castro Verde. “Em animais com 25 a 30 quilos, o preço médio varia entre os 100 e os 120 euros”, revelou, afiançando que, além da exportação, sobretudo, para Israel, as vendas de borregos para o mercado nacional também aumentaram.

Segundo António Lopes, “no ano passado houve uma importação muito grande de borregos, pois os preços estavam diferentes e as grandes superfícies optaram por comprar borrego importado”. “Mas, neste ano, optaram por borrego nacional e não importar quase nada. É capaz de ficar cá [em Portugal] mais de metade da produção de borregos”, acrescentou.

A seca registada nos últimos anos tem afetado as explorações agropecuárias da região, mas 2024 tem sido “excelente em pastagens, como há muito não se conhecia”, o que beneficia a produção, reconheceu António Lopes. “É difícil colmatar a ‘ferida’ que ficou do ano passado, mas pelo menos neste ano já é um alívio e já há outras perspetivas para o futuro”, concluiu.

No “Campo Branco”, região que abrange os concelhos de Castro Verde e Almodôvar e parte dos de Aljustrel, Mértola e Ourique, são comercializados todos os anos, através do agrupamento de produtores pecuários, cerca de 15 000 ovinos.

“DA” com “LUSA”

Comentários