Diário do Alentejo

Vidigueira promove setor vitivinícola e produtos de excelência do concelho

29 de março 2024 - 12:00
Evento contará com 70 expositores, entre produtores, instituições, artesãos e comerciantes
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

É inaugurada hoje, sexta-feira, a quarta edição do evento Vidigueira Vinho, que decorrerá até domingo, 31, e que visa promover o setor vitivinícola, assim como outros produtos de excelência do concelho e a gastronomia tradicional. Para além de uma forte representação dos vinhos do território, participarão ainda produtores do Douro, dos Açores, da Geórgia e da Moldávia.

 

Texto | Nélia Pedrosa

 

Promover o vinho do concelho de Vidigueira “como um produto enoturístico, promotor de desenvolvimento económico regional”, é um dos grandes objetivos do evento Vidigueira Vinho, que decorrerá entre hoje, sexta-feira, e domingo, 31, numa organização da câmara municipal. Com a realização do evento, adianta o presidente da autarquia, Rui Raposo, pretende-se, igualmente, “divulgar a riqueza da cozinha tradicional local” e “dar ênfase aos produtos agroalimentares, designadamente, o pão, a doçaria, as laranjas e os azeites da região, elementos importantes da nossa gastronomia e economia local”, assim como “promover a excelência produtiva do território no domínio da produção vitivinícola, dignificar o cante alentejano como fator de promoção da cultura alentejana, dignificar o vinho de talha e promover o artesanato local”.

Sendo que o “evento se traduz em iniciativas que intervêm tanto a nível cultural, como económico”, sublinha o autarca, é possível afirmar que o seu impacto “é bastante positivo”. “Por um lado, o visitante pode usufruir de propostas de programação que refletem a verdadeira identidade cultural da região de Vidigueira, traduzindo-se pela gastronomia, o enoturismo e as atuações musicais. Também, os expositores, o comércio e os restaurantes locais podem tirar partido positivo do evento, uma vez que este integra, também, uma semana gastronómica”.

Nesta quarta edição são esperados “aproximadamente 70 expositores, entre produtores de vinho, instituições locais e regionais, artesãos e comerciantes”, sendo que, ao nível de visitantes, se espera, como é habitual, “um aumento em relação às edições anteriores” e, “se assim for, contaremos, certamente, com casa cheia”, refere o autarca.

Para além de uma “forte representação” dos vinhos do território, Rui Raposo destaca a participação de produtores do Douro, dos Açores, da Geórgia e da Moldávia. No plano cultural, os destaques vão para as atuações dos tradicionais grupos corais, de artistas locais e ainda dos cabeças de cartaz Raquel Tavares e Los Romeros (hoje, dia 29) e Matias Damásio e DJ KX Daniel K & Xinha (sábado, 30). Na tarde de domingo o evento será palco do programa da “TVI” “Somos Portugal”.

A finalizar, o presidente da Câmara Municipal de Vidigueira sublinha que “o setor dos vinhos na região tem demonstrado um crescimento significativo nos últimos anos, e pode ser classificado como estando em expansão”. “Esta região tem desfrutado de uma reputação crescente pela qualidade dos seus vinhos, especialmente, os produzidos a partir de castas tradicionais da região, como é o caso do Antão Vaz e dos vinhos de talha”, acrescenta, apontado, como algumas das razões para este crescimento, “investimentos de modernização, melhorias na tecnologia de produção, um aumento na procura por vinhos de qualidade por parte dos consumidores nacionais e internacionais e um aumento no turismo enogastronómico”. No que concerne às dificuldades sentidas pelo setor, o autarca frisa que “a concorrência é grande e as mudanças climáticas alteram, de alguma forma, o paradigma da viticultura no Alentejo”.

 

Câmara assina protocolo com Itália

“Empreender um percurso comum que prevê, entre outros compromissos, o intercâmbio de experiências e de boas práticas, sobretudo, relacionadas com o setor vitivinícola” é o objetivo do protocolo de colaboração assinado no passado sábado, dia 23, entre a Câmara Municipal de Vidigueira e o município de Isola del Giglio, em Itália. A parceria conta com a aprovação da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (Adral) e da Federação Internacional Iter Vitis. A sessão permitiu ainda promover e dinamizar os territórios vinhateiros e debater o desenvolvimento em pareceria de projetos.

 

Comentários