Diário do Alentejo

Situação de seca diminuiu em janeiro na região Sul

18 de fevereiro 2024 - 18:00
Monte da Rocha e Campilhas continuam a ser das albufeiras com menos água
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

A situação de seca meteorológica diminuiu em janeiro na região Sul, mantendo-se, contudo, o sotavento algarvio na classe de seca moderada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 

A 31 de janeiro, 20 por cento do território estava em seca meteorológica, enquanto no final de dezembro essa percentagem era superior, na casa dos 38 por cento, abrangendo parte da zona Centro e o Sul de Portugal continental, segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No fim do mês passado, mantinha-se em seca meteorológica a parte sul do distrito de Setúbal e os distritos de Beja e Faro, embora com uma intensidade inferior a dezembro.

De acordo com o IPMA, no final de janeiro verificou-se uma diminuição de área de Portugal continental em classe de seca moderada, de 16,2 por cento em dezembro para 2,0 por cento em janeiro e também uma descida nas classes de seca fraca de 21,4 para 18,3 por cento, chuva moderada de 19,5 para 8,2 por cento e chuva severa de 0,5 para 0,3 por cento.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (Snirh), a 12 de fevereiro, as bacias hidrográficas do Sado, do Mira e do Guadiana encontravam-se a 56, 33 e 83 por cento das respetivas capacidades. Na Bacia Hidrográfica do Sado, as albufeiras do Monte da Rocha (11 por cento) e Campilhas (18 por cento) eram as que apresentavam níveis mais baixos de armazenamento.

Os dados do Boletim Climatológico do IPMA indicam também que o mês passado classificou-se como extremamente quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à chuva.

O mês de janeiro de 2024 em Portugal continental foi o terceiro mais quente desde 1931 e o mais quente dos últimos 58 anos.

 

Texto | “DA” com “LUSA”

Comentários