Um conjunto de 39 fogos no bairro do Rosal, em Ourique, vai ser reabilitado pela câmara municipal, num investimento de quase 1,7 milhões de euros totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na passada segunda-feira, dia 5, em comunicado, a Câmara Municipal de Ourique divulgou que o contrato de financiamento para reabilitação de 39 casas, no valor total de 1 669 367,34 euros, já foi assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), depois de aprovada a candidatura ao PRR.
“É um investimento importante que se enquadra naquela que é a nossa Estratégia Local de Habitação (ELH), através da qual vamos reabilitar o parque habitacional que o município possui atualmente”, explicou o presidente da câmara, Marcelo Guerreiro.
O projeto prevê a reabilitação de 39 habitações no bairro do Rosal, nomeadamente, “o isolamento térmico das paredes exteriores e coberturas, a substituição de vãos envidraçados e portas por outros com melhor desempenho energético, a substituição dos sistemas técnicos de água quente sanitária e a melhoria da ventilação”.
“É um contributo importante para o conforto das famílias que residem nestas habitações sociais”, disse Marcelo Guerreiro.
O autarca acrescentou que o concurso público para a empreitada vai ser lançado em breve pelo município e que as obras deverão começar “ainda neste ano”.
No comunicado, a Câmara de Ourique sublinhou que a habitação “é uma prioridade do atual mandato autárquico”, frisando que a câmara “vai continuar a trabalhar para dar expressão concreta à ELH, na componente de criação de novas oportunidades de acesso a habitação a preços acessíveis e na reabilitação de habitações existentes”. “LUSA”