Diário do Alentejo

"Filatelia" do "Diário do Alentejo" recebe medalha de prata na IBRA 2023

20 de junho 2023 - 09:00
Foto | DRFoto | DR

Texto Geada de Sousa

 

As 13 participações portuguesas que concorreram à “IBRA 2023” – Exposição Internacional de Filatelia foram distinguidas com duas medalhas de ouro módulo grande (OG), uma das quais também com “Felicitações” do júri, quatro de ouro, uma delas com “Prémio especial”, três de prata dourada módulo grande, duas de prata dourada e duas de prata – uma destas foi para “Filatelia” do “Diário do Alentejo”.

 

As participações distinguidas com OG foram a colecção de filatelia tradicional “Portuguese India – The ‘Native Issues’ 1871-1888”, de Luís Barreiros, e o livro Os Correios Portugueses entre 1853- 1900 nos 500 Anos do Correio em Portugal, de Pedro Vaz Pereira. Cumulativamente com a medalha, a primeira destas duas colecções foi ainda distinguida com “Felicitações” do júri e a segunda com um “Prémio especial”.

 

Na classe literatura filatélica, para além de “Filatelia” do “Diário do Alentejo” e do livro de Vaz Pereira, houve mais três participações: Portuguese India-Postal History and the First Issues – From the “Natives” to 1900, de Luís e Eduardo Barreiros, o blogue de Mário Paiva “O Filatelista” e “Articles on Maximaphilia, Philately and Cartophilia related to the world of Birds and Sport Lisbon and Benfica, published in several national and foreign magazines for the year 2021”, também de Mário Paiva. Foram distinguidas, respectivamente, com medalha de ouro, medalha de prata dourada módulo grande e prata.

 

A exposição decorreu em Essen (Alemanha), de 25 a 28 de Maio. O filatelista eborense João Soeiro foi o comissário para Portugal e um dos seus jurados. 

 

EXPOSIÇÃO NACIONAL EM OUTUBRO

A Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva vai realizar de 5 a 8 de Outubro a “Neves – 2023” – Exposição Nacional 4 Classes, que decorrerá no lugar das Neves, em Vila de Punhe (Viana do Castelo). Apenas poderão concorrer colecções de inteiros postais, bilhetes postais ilustrados, filatelia moderna e maximafilia. As inscrições terminam no dia 30 de Junho.

 

Como determina o regulamento nacional das exposições competitivas, as colecção serão “julgadas” por um grupo de jurados nomeados pela Federação Portuguesa de Filatelia e, segundo a pontuação recebida, poderão conquistar uma das seguintes medalhas: ouro grande, ouro, prata dourada grande, prata dourada, prata grande, prata, bronze prateado, bronze e diplomas.

 

Dentro de cada classe, à colecção mais bem classificada (mínimo de medalha prata dourada), será atribuído o prémio da respectiva classe em que concorre.

 

O evento é patrocinado pela FPF (a quem podem ser pedidas informações) e pelos Correios de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

            Multimédia0           Multimédia1

       

Ilustrações: emissão alusiva ao Centro de Arte Moderna da Gulbenkian entrada em circulação no dia 7.

 

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Comentários