Diário do Alentejo

A fusão de culturas em Beja com Al-Mutamid, o primeiro alentejano

02 de junho 2023 - 16:00
Foto | Al-Mutamid, o Primeiro AlentejanoFoto | Al-Mutamid, o Primeiro Alentejano

Teve início na quinta-feira, no Pax Julia Teatro Municipal, em Beja, o festival Al-Mutamid, o Primeiro Alentejano, com o espetáculo de dança flamenca “Raíces”, de Rebeca Ortega, a marcar o arranque do mesmo, prolongando-se até amanhã, sábado, dia 3.

 

O evento, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com apoio da Câmara de Beja, e inspirado na vida e obra do lendário rei-poeta Al-Mutamid, tem como objetivo aprofundar e transformar o rico património musical do cante alentejano, do flamenco e do gnaoua – um dos principais géneros do folclore marroquino.

 

Com uma programação multicultural, Al-Mutamid, o Primeiro Alentejano busca criar pontes entre religiões, culturas e diferentes territórios, proporcionando uma verdadeira viagem pelas cidades que marcaram a vida do rei-poeta.

 

Domingo, último dia do evento, o concerto “Invisível a Meus Olhos”, de Paulo Ribeiro e convidados, promete encantar o público às 21:30 horas, também no Pax Julia.

 

O cantautor bejense contará com as presenças de Rão Kyao, Beatriz Nunes, Fernando Pardal, Jorge Serafim, Ana Santos e do coro Vozes do Destino. Segundo a organização, “o evento assume-se como uma viagem entre Beja, onde Al-Mutamid nasceu em 1040, Silves, que governou e onde se afirmou como o grande expoente da poesia da sua época, Sevilha, onde foi o último rei da Taifa Abádida do Al-Andalus, e Aghmat, em Marrocos, onde desenvolveu boa parte da sua criação poética e morreu no cativeiro, em 1095”.

Comentários