Diário do Alentejo

Futurama regressa a Mértola, Castro Verde e Beja

02 de junho 2023 - 13:00
Foto | Daniel AntunesFoto | Daniel Antunes

Começa neste fim de semana, em Mértola, a segunda edição do Festival Futurama, prolongando-se nos dois seguintes, em Castro Verde (dias 9 e 10) e Beja (dias 16 e 17).

 

Depois de ter sido pensado e inaugurado em 2021 por John Romão, a edição deste ano contará com concertos, performances, instalações e workshops por Rui Catalão, Gustavo Círíaco, Ana Borralho & João Galante, Clara Andermatt, João Pedro Fonseca, Jacira da Conceição, Roxana Ionesco e Trypas Corassão, naquela que será uma “uma programação artística multi e transdisciplinar, colaborativa, inclusiva e transgeracional”.

 

Destaque também para o projeto “Cantexto”, em que escritores contemporâneos escrevem novos temas para grupos de cante alentejano, projeto bem-sucedido da edição anterior e que transitou para este ano. Assim, em 2023, as novas modas que irão integrar o cancioneiro tradicional alentejano estão a cargo dos escritores Joana Bértholo, Richard Zimler, Regina Guimarães, Ondjaki, Isabela Figueiredo, Afonso Cruz e Marta Pais de Oliveira, que escreveram para os grupos Rosinhas do Louredo, Cantadores de Beringel, Ceifeiras de Pias, Grupo Coral e Etnográfico de Aldeia Nova de São Bento, Cardadores da Sete, Grupo Coral da Mina de São Domingos e Grupo Coral da Vidigueira, respetivamente.

 

A composição musical foi desenvolvida pelos músicos Celina da Piedade, Ana Santos e Paulo Ribeiro. O concerto com o resultado final é apresentado nos três locais do festival. Segundo o mentor do Futurama, John Romão, “mais do que preservar a memória, importa criar novas memórias”.

 

“O Futurama aponta a sua missão nessa direção, propondo uma recentralização da criação artística contemporânea a partir do Baixo Alentejo. O Festival Futurama aposta na criação artística original, com novos projetos que acabam de nascer e se abrem ao olhar do público pela primeira vez, alguns ainda em processo, fazendo-se valer do tempo e das condições oferecidas para desenvolver processos, outros já finalizados, mas todos com um vínculo ao território e às populações de Mértola, Castro Verde e Beja”, adianta.

 

Mais informações em https://www.futurama-alentejo.com/.

Comentários