Diário do Alentejo

Vinhos no Castelo começam hoje em Serpa

02 de junho 2023 - 10:30
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

A Câmara de Serpa vai realizar, hoje e amanhã, a iniciativa Vinhos no Castelo, para “apoiar, promover e valorizar” os vinhos produzidos no concelho, revelou o município.

 

Segundo a autarquia, “estarão presentes os melhores vinhos produzidos no concelho de Serpa, na região e no País, incluindo Açores, Madeira, e os vinhos históricos de Carcavelos”, assim como “produtores de Espanha, das regiões de Almendralejo e Huelva, e também da Moldávia”.

 

A iniciativa, que tem o enólogo Luís Leão como diretor, terá “um vasto leque de atividades que inclui provas comentadas, harmonizações gastronómicas, showcookings, tertúlias temáticas e espetáculos”.

 

Assim, hoje, às 18:00, no castelo serpense, a abertura do evento será feita pelo Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, para, uma hora depois, ter lugar uma masterclass, ministrada por Rubina Vieira, do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, dedicada, precisamente, aos vinhos desta região autónoma.

 

Às 19:00 horas haverá um concerto do Bejazz Trio e, às 19:45 horas, o showcooking “Borrego da serra de Serpa, a delicadeza de um sabor”, pelo chefe José Júlio Vintém.

 

Às 21:00 horas será tempo de uma prova de vinhos de colheitas tardias com queijadinhas de Serpa, para, às 21:15 horas, os Bejazz Trio atuarem novamente. Às 22:00 horas, no largo de Santa Maria, haverá um concerto dos Rumo ao Sul. Uma hora depois, às 23:00, a banda Virgem Suta subirá a palco.

 

No dia de amanhã, sábado, a iniciativa arranca no castelo de Serpa, às 17:00 horas, com uma conversa sobre o “Vinho como embaixador do território”.

 

Às 18:00 horas será a abertura da mostra e, às 18:30 horas, haverá prova de cavas e presuntos de Almendralejo, por Isabel Vazquez, diretora de Turismo do Ayuntamiento de Almendralejo.

 

Às 19:30 horas, Luís Gradissimo fará uma harmonização de vinhos e queijos de Serpa. Às 19:45 e às 21:30 horas atuará o Jazzin Duo.

 

Pelo meio, às 21:00 horas, irá decorrer um workshop de vinhos de talha. O largo de Santa Maria será, novamente, o espaço dedicado à música, com os concertos de Os Improvisados (22:00 horas) e Ojos Gitanos (23:30 horas).

Comentários