Diário do Alentejo

Vila Alva estreia primeira edição de Vinho na Vila

07 de maio 2023 - 16:00
Foto | DRFoto | DR

Texto José Serrano

 

Vila Alva, no concelho de Cuba, vai ser palco da primeira edição de Vinho na Vila, evento de gastronomia e vinhos, a realizar no próximo dia 13, e que possibilitará três ações diversas: prova de vinhos e rota do petisco (entre as 15:00 e as 20:00 horas) e jantar com vinho (a partir das 20:30 horas), na praça da aldeia.

 

O objetivo é dar a conhecer cerca de 200 referências, dos mais diversos estilos e origens, de 35 produtores de vinho nacionais de pequena dimensão, provenientes de norte a sul do País. A organização cabe ao Enóphilo e à adega XXVI Talhas e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cuba.

 

Duarte Parreira, membro da organização, refere que o objetivo é criar um evento vínico “dando a conhecer Vila Alva e o seu património”, usufruindo das adegas de vinho de talha como cenário para uma prova “de grandes vinhos de pequenos produtores nacionais” não só do território, mas de outras regiões, como o Douro, Beira Interior, Lisboa ou Península de Setúbal.

 

“Este evento, que junta o vinho e a gastronomia e possibilita caminhar pelas ruas de Vila Alva, apreciando a paisagem, o casario e os monumentos, criará o desejo, com certeza, a qualquer pessoa que venha à aldeia pela primeira vez de a ela regressar novamente”, sobretudo, nos meses de novembro, dezembro e janeiro, altura de excelência para provar o vinho novo “diretamente da talha, que é o melhor”, afirma.

 

 

Duarte Parreira, revelando que serão unidos esforços para que este evento se repita “por muitos anos” e esperando que esta primeira edição leve a Vila Alva muitas pessoas – “visitem-nos que serão bem recebidos –”, considera que esta iniciativa poderá ser relevante para a economia da região, “para as adegas, para os restaurantes, para os turismos rurais, para dar a conhecer os produtos autóctones”, acreditando que, desta forma, se pode também “ajudar a fixar pessoas e combater o despovoamento”.

 

Por sua vez, João Português, presidente da Câmara de Cuba, diz olhar para este evento “com grande expectativa”, no seu desígnio de promoção do território e do vinho, “um dos produtos importantes do Alentejo, que no concelho tem uma importância extrema”.

 

Considerando Vila Alva como uma das freguesia “mais importantes do País em termos de vinho, detentora de metade das vinhas centenárias de todo o Alentejo, que consegue ainda ter aberta uma série de pequenas adegas familiares que mantêm esta tradição de fazer o vinho em casa”, o autarca elogia a excelente oportunidade de, através deste “evento único, com vinhos em prova e jantar numa praça”, de divulgar, turisticamente, o “riquíssimo o património de Vila Alva”.

Comentários