Diário do Alentejo

Moura recebe hoje o 6.º Congresso Nacional do Azeite

05 de maio 2023 - 09:00
Encontro marca o início da XVI Olivomoura, que decorre até ao próximo dia 14
Foto | DRFoto | DR

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A XVI edição da Olivomoura começa hoje, sexta-feira, dia 5, com o 6.º Congresso Nacional do Azeite.

 

Organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal) em parceria com a Câmara Municipal de Moura, o encontro tem lugar no Cineteatro Caridade e conta com três painéis de debate: “Olival português e a sociedade (impacto sociológico e mediático) ”, “Sustentabilidade” e “Subprodutos do setor olivícola – que soluções alternativas?”.

 

A sessão de abertura, agendada para as 9:30 horas, tem como oradores Gonçalo Morais Tristão, presidente da direção do Cepaal, Pedro do Carmo, presidente da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, e Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

 

O evento tem como objetivo “dinamizar o setor olivícola e oleícola nacional enquanto fórum de excelência para o diálogo”, ao mesmo tempo que promove “um ponto de encontro para os profissionais do setor”, em que se privilegia “a divulgação de cariz, sobretudo, técnico”.

 

A comissão de honra do congresso é composta por Pedro do Carmo, Eduardo Oliveira e Sousa, Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura, José Godinho Calado, diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

 

De 11 a 14 será a vez do Parque Municipal de Feiras e Exposições de Moura receber a Feira Nacional de Olivicultura, da responsabilidade da câmara municipal, para “divulgar um dos produtos de excelência do concelho, o azeite”.

 

A animação musical da primeira noite do certame estará a cargo do grupo Ideal Alentejano, às 20:30 horas, enquanto Legacy Tributo Phil Collins, Diogo Piçarra, Ana Isabel Arroja e Andy F serão os responsáveis pela noite seguinte. Para sábado, dia 13, estão agendados os espetáculos de Ricardo Infante e dos Delfins, com Wilson Honrado a finalizar a noite. 

Comentários