Diário do Alentejo

Alunos de Ourique participam em Intercâmbio Erasmus +

15 de outubro 2022 - 09:30
Foto | Agrupamento de Escolas de OuriqueFoto | Agrupamento de Escolas de Ourique

CALL TO SKILLS! - CALL TO action for developing pupils’ Key and soft SKILLS. É este o título do projeto englobado no Programa Erasmus + que junta alunos de Portugal, Itália, Polónia e Reino Unido.

 

Em concreto, este projeto específico em que o Agrupamento de Escolas de Ourique se envolveu, e do qual é coordenador, prevê o desenvolvimento de atividades de aprendizagem entre alunos de diferentes nacionalidades, ao longo de um período de 24 meses, com o objetivo de adquirirem competências culturais e linguísticas que os programas curriculares escolares nem sempre conseguem abranger e desenvolver.

 

As escolas que integram esta parceria estratégica provêm de quatro países: o Agrupamento de Escolas de Ourique, de Portugal; o Liceo Scientifico “B. Rescigno”, de Itália, mais concretamente de Roccapiemonte, arredores de Nápoles; o Cranford Community College de Londres, Reino Unido; a Zespol Szkol nr 2 im. pplk. dr Stanislawa Kulinskiego w Wagrowcu, de Wagrowieck, Polónia.

 

O projeto promove intercâmbios internacionais, dando aos alunos a hipótese de viajarem para um país diferente, conhecer colegas de diferentes nacionalidades e adquirir competências que irão constituir ferramentas de vida que os ajudarão a entrar no mercado de trabalho e a ultrapassar desafios futuros.

 

As atividades são organizadas durante quatro intercâmbios internacionais, com a duração de sete dias cada um.

 

Em abril passado uma parte do grupo de alunos esteve em Itália, tendo o segundo grupo chegado na sexta-feira, dia 14, da Polónia, onde esteve desde dia 7. Em fevereiro de 2023, um terceiro grupo irá a Londres, e em maio seguinte, para conclusão do projeto, as outras três escolas visitarão Ourique.

Comentários