Diário do Alentejo

"As hortas escolares verticais são uma ferramenta de promoção do sucesso escolar e que tem como base a premissa 'aprender fazendo'”

08 de outubro 2022 - 12:00
Foto | DRFoto | DR

Três Perguntas a Maria João Ganhão, Técnica Superior da Cimbal e Coordenadora do Projeto + Sucesso Educativo do Baixo Alentejo

 

Texto José Serrano

 

Reunidos dia 27 de setembro, representantes dos agrupamentos escolares dos 13 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal) e que integram a Rede Intermunicipal de Educação do Baixo Alentejo fizeram o ponto de situação do projeto + Sucesso Educativo do Baixo Alentejo. Quais as principais conclusões/diretrizes resultantes deste encontro?

A Rede Intermunicipal da Educação tem vindo a assumir um papel fundamental na procura de soluções e de uma intervenção abrangente, inovadora e dinâmica, para problemas comuns. O projeto + Sucesso Educativo do Baixo Alentejo, com vista à promoção do sucesso escolar, tem tido um enorme destaque no seio da rede de educação, cujas atividades e projetos implementados têm marcado a diferença, desde que entrou em vigor, em 2020. Nesta reunião, para além do ponto de situação realizado quanto ao desenvolvimento do projeto, destaca-se a renovação, para este ano letivo, de contratos que garantem a continuidade do Projeto Hypatiamat, do Observatório de Educação do Baixo Alentejo e do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura, desenvolvido pelo Instituto Politécnico do Porto. A equipa da Cimbal considerou preponderante dar continuidade a estes três grandes projetos, cujo impacto, junto da comunidade educativa, tem superado todas as expectativas.

 

Na reunião foi também analisada a evolução dos trabalhos desenvolvidos pela equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa, no contexto do Plano Estratégico de Educação do Baixo Alentejo. Qual a apreciação apresentada?

Este projeto tem como objetivo a elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo, bem como a revisão das 13 Cartas Educativas Municipais, estudos que se encontram em fase final de execução. Nesta reunião, foi reforçada a necessidade, junto dos municípios presentes, de reunir a informação em falta, para se concluírem os trabalhos. A equipa do CIES informou que estão previstas deslocações, em novembro, a cada um dos municípios, para afinar pormenores e auscultar as entidades locais. Este projeto irá constituir-se, relativamente à educação, como um verdadeiro diagnóstico prospectivo, da região.

 

No encontro foi ainda apresentado, pela Cimbal aos agrupamentos escolares, um programa de implementação de hortas verticais. Quais os objetivos desta iniciativa?

O conceito das hortas escolares verticais pretende assumir-se como um instrumento de consciencialização ambiental e social e, dessa forma, também como uma ferramenta de promoção do sucesso escolar, tendo por base a premissa “aprender fazendo”. O programa, desenvolvido em parceria com o Cebal - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, promove o cultivo de plantas aromáticas e outros recursos endógenos e tem como público-alvo os alunos do pré-escolar e do 2.º ano do 1.º ciclo. Estamos convictos de que este será mais um projeto bem-sucedido, junto dos nossos agrupamentos.

 

 

Comentários