Diário do Alentejo

As bibliotecas tem "um importantíssimo papel social, na área da integração, da inclusão e das aprendizagens ao longo da vida"

01 de outubro 2022 - 11:00
Foto | DRFoto | DR

Três Perguntas a Lurdes Balola, Vereadora da Câmara Municipal de Moura

 

Texto José Serrano

 

A Biblioteca Municipal de Moura tem disponível um novo projeto: o serviço domiciliário de apoio à leitura. Qual o principal objetivo deste projeto, quem dele pode beneficiar e de que forma o pode requerer?

Este projeto pretende disponibilizar um serviço domiciliário de apoio à leitura para munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias; possibilitar o acesso ao livro, de forma livre e gratuita e dar a conhecer todos os serviços que a biblioteca disponibiliza, levando-a desta forma ao encontro da Comunidade. Qualquer munícipe pode requerer este serviço, desde que apresente limitações físicas e mostre interesse pelo livro e pela leitura.

 

 

Considera que este serviço, para além da disponibilização de revistas, jornais e livros, pode também contribuir para um atenuar da solidão de alguns utentes, pelo simples facto de poderem ter, em suas casas, a visita dos técnicos da biblioteca?

Sim, pretende-se também que haja essa possibilidade de interação, a de podermos ser os interlocutores, mesmo que de forma rápida, para as abordagens que eles considerem pertinentes. Ao mesmo tempo, pretendemos que o livro e a leitura possam atenuar, de certa forma, o isolamento e a solidão que algumas pessoas possam estar a sentir.

 

 

Em territórios como o do Baixo Alentejo, com uma população envelhecida, há que equacionar cada vez mais um crescendo de um apoio social de proximidade, não só na área específica da leitura mas também em outras áreas?

As bibliotecas já desempenham, através dos seus serviços, um importantíssimo papel social, na área da integração, da inclusão e das aprendizagens ao longo da vida, dando resposta à sua missão, enquanto organismos vivos e democráticos, com uma responsabilidade social muito vincada, podendo desempenhar um papel de vanguarda no que ao uso das novas tecnologias diz respeito, assim como ao combate de algumas das iliteracias, que esses grupos específicos, na sua maioria, apresentam. O município de Moura tem um conjunto de medidas sociais no âmbito da habitação, do apoio ao medicamento ou de bens essenciais, que se revestem da maior importância para este grupo mais vulnerável e adota uma visão de descentralização, por todas as freguesias do concelho, permitindo uma rápida e eficaz intervenção junto de quem mais precisa.

 

 

Comentários