Diário do Alentejo

"A dinamização do empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento da região"

23 de setembro 2022 - 13:00
Foto | DRFoto | DR

Três Perguntas a Fernando Teixeira, professor e coordenador do Empeendedorismo IPBeja e da Semana Nacional do Empreendedorismo 

 

Texto José Serrano

 

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) acolheu, entre 12 e 15 de setembro a Semana Nacional do Empreendedorismo, tendo recebido alunos, docentes e técnicos de 20 instituições de ensino superior e participado no evento cerca de 200 intervenientes. Qual a importância desta iniciativa, de abrangência nacional, para o IPBeja, bem com para a região?

A Semana Nacional do Empreendedorismo é uma iniciativa que permite ao Instituto Politécnico de Beja disseminar o espírito empreendedor entre os nossos alunos, o corpo docente e demais colaboradores. Temos como objetivo dar a conhecer o que o Instituto Politécnico de Beja faz para melhorar o espírito empreendedor da nossa comunidade educativa e, não menos importante, a partilha de experiências entre os alunos, docentes e técnicos que participam no evento. Com esta iniciativa, o Instituto Politécnico de Beja pretende dar mais um passo na afirmação Instituto e na demonstração da vitalidade e capacidade de realização de eventos de cariz nacional. É também nosso objetivo que este evento contribua positivamente para a atividade económica da região, nomeadamente através do acréscimo do número de visitantes, de receitas turísticas e da visibilidade mediática deste evento.   

 

Neste encontro, quais as principias temáticas e atividades que se constituem como relevantes do programa?

As temáticas que foram tratadas neste evento são as do empreendedorismo e da cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo. Durante este evento foram feitas três visitas a empresas “maduras” da nossa região, nomeadamente às empresas Monte Novo e Figueirinha, Herdade dos Lagos e Vale da Rosa. Realizou-se um seminário e um workshop sobre empreendedorismo e cocriação. Foram realizados três concursos nacionais: o Poliempreende, o Poliempreende Internacional e o Link Me UP - 1000 Ideias, com a entrega dos respetivos prémios, prevista para a sessão de encerramento. Estiveram a concurso 36 projetos, desenvolvidos por alunos e docentes das diversas escolas com ensino politécnico. Estas iniciativas só puderam ser realizadas devido ao apoio do Compete 2020, do Banco Santander, da Astrolábio, da Ordem dos Contabilistas Certificados, da Delta Cafés, da Câmara Municipal de Beja,  da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, do Beja Parque Hotel e do Instituto Politécnico de Beja.

 

Que importância atribui atualmente a academia, neste caso o IPBeja, à promoção do empreendedorismo como forma de revitalização dos territórios do interior?

A dinamização do empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento da região, porque permite melhorar as competências empreendedoras dos nossos alunos, docentes e demais colaboradores. Por outro lado, potencia a criação de empresas, que dinamizam serviços especializados e inovadores.

Comentários