Diário do Alentejo

Detetada gripe aviária em Beja

02 de setembro 2022 - 11:30
Foto | Câmara Municipal de BejaFoto | Câmara Municipal de Beja

A Câmara de Beja interditou o Parque da Cidade, pelo menos por oito dias, após ter sido detetado o vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) do subtipo H5N1 num animal morto encontrado no espaço.

 

Em comunicado, o município informou a população da deteção deste vírus “num animal encontrado morto no Parque da Cidade” e da decisão de interditar o espaço, em “estreito e permanente contacto com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)”.

 

“Respeitando as diretrizes de higiene e biossegurança” determinadas precisamente pela DGAV, a autarquia “decidiu interditar ao público, com efeitos imediatos, o Parque da Cidade, por um período não inferior a oito dias”, pode ler-se no comunicado.

 

O município solicitou ainda à população que, durante o período de interdição do espaço, não alimente os animais na zona do Parque da Cidade e evite a aproximação dos mesmos.

 

“Não circule no perímetro do Parque da Cidade a fim de não ser um agente de propagação do vírus em capoeiras ou cativeiros onde coabitem espécies que sejam afetadas por esta gripe” é outra das recomendações.

 

Entretanto, na quarta-feira, 31, a autarquia decidiu encerrar o Jardim Público de Beja, por ter sido detetado o vírus “em testes realizados em animais” aí existentes, também “por um período não inferior a oito dias”.

Comentários