Diário do Alentejo

Almodôvar é “Município Amigo da Juventude”

20 de junho 2022 - 10:15
“Esta premiação espelha o nosso trabalho e toda a dedicação dada a esta área”

Este ano no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, Almodôvar foi um dos 62 concelhos que recebeu a distinção do selo “Município Amigo da Juventude” pelos seus projetos de incentivo e apoio aos jovens.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

O concelho de Almodôvar revalidou na semana passada a sua integração na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude e foi distinguido com o selo “Município Amigo da Juventude” pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ). Segundo a vereadora da câmara municipal com o pelouro da juventude, Ana Carmo, a candidatura à distinção resultou de um “trabalho de articulação entre as várias divisões da câmara” que permitiu compilar todos os programas de empreendedorismo, empregabilidade, fixação e educação implementados durante este ano para as faixas etárias mais jovens, reunindo assim todas as valências necessárias para a atribuição deste selo.

 

Ao “Diário do Alentejo”, Ana Carmo garantiu que a fixação de jovens que trazem ideias e inovações para o município é a prioridade da câmara municipal que vê nesta premiação “toda a dedicação dada a esta área [da juventude] ”.

 

Nos aspetos social e educativo, a vereadora destacou a atribuição de bolsas de estudo anuais para os alunos do ensino superior e profissional e de cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) residentes do concelho, mas a estudar fora dele; o transporte de alunos a estudar em Faro, Beja e Serpa e o apoio monetário nos transportes públicos a jovens estudantes, onde a autarquia não consegue auxiliar a deslocação, por exemplo para as cidades de Lisboa e Coimbra; o apoio na aquisição de material escolar entre os ciclos do pré-escolar e o ensino superior; e a comparticipação dos cadernos de alunos para as crianças residentes. A câmara municipal apoia ainda financeiramente, desde o nascimento até ao término de estudo, todas as famílias com crianças do concelho consoante o número de filhos por agregado familiar e todos os jovens empreendedores que abram empresas no município ou que as modernizem. No âmbito cultural, Ana Carmo, realçou também o Festival Summer End, promovido desde 2014, que “marca o final do verão” e que se destina completamente aos jovens.

 

Assim, o selo “Município Amigo da Juventude” veio reforçar a persistência e o trabalho que a câmara municipal de Almodôvar tem feito para o futuro do concelho, onde “uma grande massa jovem empreendedora” residente é o seu principal objetivo.

Comentários