Diário do Alentejo

Carlos Campaniço lança Velhos Lobos

10 de junho 2022 - 10:20

Texto Marco Monteiro Cândido

 

O escritor natural de Safara, concelho de Moura, Carlos Campaniço, vai lançar, no próximo dia 14, o romance Velhos Lobos. Seguindo a linha da sua obra, trata-se de mais um trabalho que se centra nas “comunidades e vivências rurais alentejanas, nas sociedades estratificadas de então e no seu imaginário coletivo”.

 

 “Quando Francisco d’Almeida Lobo decide passar a viver o ano inteiro no Monte do Azinhal para cuidar pessoalmente da propriedade, ignora que a presença da família Velho no Montinho lhe vai criar tensões impossíveis de ultrapassar.

 

Primeiro, porque Jacinto Velho se recusa a dar-lhe uma mão; depois, porque descobre que a

mulher dele não é senão Maria Barnabé, com quem teve uma história longe de estar resolvida. Os ânimos, porém, só ficarão ao rubro quando - contra a vontade do pai - o primogénito dos Velho lhe pedir trabalho…”.

 

Ao longo do seu percurso, Carlos Campaniço já publicou Molinos, 2007 (romance); Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino. Analogias e Mitos, 2008 (ensaio); A Ilha das Duas Primaveras,

2009 (romance); Os Demónios de Álvaro Cobra, 2013 (romance, Prémio Nacional Cidade de Almada 2012); Mal Nascer, 2014 (romance finalista do Prémio LeYa e Vencedor do Prémio Mais Literatura da revista Mais Alentejo, 2014); e As Viúvas de Dom Rufia, 2016 (romance).

Comentários