Diário do Alentejo

"ALU será fundamental para o desenvolvimento sustentável"

18 de maio 2022 - 16:40

Três Perguntas a Rui Marreiros, vice-presidente da câmara municipal de Beja

 

 

Texto José Serrano

 

A Assembleia Municipal de Beja aprovou, dia 27 de abril, por unanimidade, a proposta de adesão do município à Associação de Limpeza Urbana (ALU) - Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis. Quando será efetivada e quais as principais vantagens desta adesão, para a cidade?

Será uma mais-valia para o município de Beja estar presente nesta associação, que agrega os vários agentes e operadores na área da higiene e limpeza urbanas, desde entidades gestoras, municípios, empresas fornecedoras de serviços e equipamentos, entidade reguladora, instituições de ensino e investigação, associações ambientalistas. Uma rede que funcionará como um centro de partilha de conhecimento e, sobretudo, como acelerador na implementação de soluções inovadoras.

 

A partilha de experiências e de atuações entre os municípios associados poderá contribuir para uma nova abordagem da limpeza urbana de Beja, mais eficaz?

Em 2021, a ALU apresentou o primeiro estudo sobre limpeza urbana, efetuado em Portugal, com o objetivo de caracterizar a importância deste setor e propor uma estratégia de intervenção para a sua promoção, como peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos. O estudo permitiu definir a visão para o futuro da limpeza urbana, na persecução dos objetivos de cidades mais limpas e de uma economia mais circular. Uma visão que compreende um plano de ação, a quatro anos, organizado em vários eixos estratégicos: a consolidação da governança do setor da limpeza urbana; o reconhecimento da ALU junto dos stakeholders mais relevantes (municípios, empresas, trabalhadores, cidadãos e congéneres europeias); a sensibilização, como estratégia para uma atuação preventiva e proactiva dos cidadãos e das empresas; a legislação e o reforço da sua importância, visto que o setor não apresenta um enquadramento legal idêntico a outras atividades de escala semelhante, como a recolha de resíduos; a promoção de inovação, junto dos seus associados. A implementação deste plano de ação, no Município de Beja, irá traduzir-se numa nova abordagem ao serviço de limpeza urbana, com enormes benefícios para qualidade de vida, no concelho.

 

Qual a importância que a ALU atribui à participação dos cidadãos como elemento-chave da limpeza urbana e, nesse sentido, quais as ações ou incentivos que a Câmara de Beja considera implementar, junto dos munícipes?

A ALU promove campanhas de cidadania ambiental e de sensibilização para a limpeza urbana que vão ao encontro da estratégia municipal, refletida no novo projeto Beja Sustentabilidade Global. Um projeto, integrando o Município de Beja, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo, que pretende promover ações na área do ambiente, num trabalho conjunto e de proximidade, alavancando parcerias de elevado valor acrescentado, envolvendo toda a comunidade nos processos de transformação, para adotar as melhores práticas e soluções inovadoras, que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais. 

Comentários