Diário do Alentejo

"A estratégia é oferecer todas as condições aos investidores"

02 de maio 2022 - 09:30

Três Perguntas a Carlos Teles, presidente da câmara municipal de Aljustrel

 

Texto José Serrano

 

Foi no mês passado inaugurada a Área de Acolhimento Empresarial de São João de Negrilhos. Como descreve este novo equipamento, da responsabilidade do Município de Aljustrel?

Esta nova Área de Acolhimento Empresarial, em São João de Negrilhos, vem complementar as respostas já existentes no concelho de Aljustrel e reveste-se da maior importância. A obra, que contou com fundos do Alentejo 2020 e financiamento do programa FEDER, em 85 por cento, ascende a um valor de mais de um milhão de euros. Este novo equipamento, para além de um Centro de Apoio Empresarial, dotado de um auditório e de uma zona de apoio, permitiu também a qualificação do acesso a 10 lotes e a construção de uma nave técnica coberta. Foram ainda construídos gabinetes técnicos. Este é, assim, um equipamento de excelência ao serviço do desenvolvimento económico e social.

 

Quais os grandes objetivos pretendidos, através da criação deste espaço empresarial?

O objetivo é apoiar a atividade económica já instalada e atrair, para esta área, empresários que possam dinamizar os seus negócios, com espaços adequados e à altura dos desafios atuais. Acreditamos que esta é uma zona atrativa e com várias potencialidades, o que poderá também contribuir para a fomentação do emprego no Concelho de Aljustrel. A estratégia é oferecer todas as condições aos investidores para que, a partir daqui, possam alavancar o crescimento das suas empresas e, consequentemente, contribuir para a fixação de pessoas no território. O grande desafio será o da maior competitividade e esta é uma infraestrutura essencial à dinamização da economia, ainda mais num território interior e de baixa densidade.

 

Quais as áreas empresariais que, preferencialmente, este novo espaço acolherá?  

Recorde-se que esta freguesia é caracterizada pelas suas grandes potencialidades agrícolas, sendo todo o seu território contemplado com o regadio de Alqueva. Esta área vem, por isso, reforçar a capacidade já instalada e permitir a atração de novos investimentos, principalmente nesta área de atividade. No entanto, esta área de acolhimento pretende ainda fomentar o empreendedorismo e o incremento do networking, estimulando o trabalho em rede e o aparecimento de empresas inovadoras. Ao mesmo tempo, pretende-se diversificar o tecido empresarial.

Comentários