Diário do Alentejo

Portugal com dez prémios no Concurso de Azeites CA - Ovibeja

22 de abril 2022 - 16:00

Num ano que foi “excecional” para a olivicultura portuguesa, os produtores nacionais que participaram no 11.º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, receberam dez distinções em três das cinco categorias avaliadas.

 

O júri, presidido por José Gouveia e com representantes de 30 países produtores de azeite, atribuiu na categoria de Frutado Maduro a totalidade dos prémios a produtores portugueses e na categoria de Frutado Verde Ligeiro o 1º e o 2º prémios e uma menção honrosa também distinguiu olivicultores nacionais. A última referência portuguesa foi conseguida com uma menção honrosa na categoria de Frutado Verde Médio.  

 

No que diz respeito à categoria de Frutado Verde Intenso foram os azeites espanhóis os que arrecadaram a maioria dos lugares premiados. Quanto aos azeites provenientes do hemisfério Sul, foram atribuídos à Argentina o grau ouro e o grau prata.  

 

A concurso estiveram cerca de uma centena de azeites de 11 nacionalidades diferentes. A entrega dos prémios aos vencedores está agendada para a amanhã, dia 23 de abril, pelas 12:30 horas, no Pavilhão Terra Fértil, Auditório ACOS, na Ovibeja.

 

Comentários