Diário do Alentejo

Ourique: Encerrou a Unidade de Cuidados Continuados de Garvão

13 de janeiro 2022 - 14:45

A Associação Nacional de Cuidados Continuados (ANCC) denunciou “a falência e consequente encerramento” da unidade existente em Garvão, no concelho de Ourique, o que se traduz em menos “30 camas” e na extinção de “40 postos de trabalho”.

 

“É com pesar e com profundo lamento que comunicamos a falência, e consequente encerramento, da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Associação de Solidariedade Social Futuro de Garvão”, informa o presidente da direção da ANCC, José Bourdain.

 

A associação refere que, com este fecho, foram eliminadas “30 camas na tipologia mais carente da Rede de Cuidados Continuados”, a de longa duração, e de diversas valências de fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional. Consequentemente, foram também extintos “40 postos de trabalho numa região do país com escassas oportunidades de emprego e de apoio social e de saúde, com a agravante que estes trabalhadores têm salários em atraso”.

 

Para o responsável “este é mais um exemplo, a juntar a outros tantos, do encerramento de várias UCCI por insolvência, fruto da perseguição que o Governo e os três partidos que o apoiam têm feito a este setor”.

 

 

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção de Garvão começou a funcionar em 14 de maio de 2012, sob o olhar da Associação de Solidariedade Social - Futuro de Garvão. Contudo, só a 18 de dezembro do mesmo ano é que foi inaugurada, pelo então secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, no Governo PSD/CDS-PP.

Esta unidade resultou de um investimento superior a um milhão de euros, financiados pela Administração Regional de Saúde do Alentejo (mais de 722 mil euros) e por fundos privados.

 

Segundo a Rádio Voz da Planície, em 2020 o edifício onde funcionava a unidade e o respetivo terreno terão sido comprados por um médico e atualmente o encerramento da mesma é explicado por um possível “processo de insolvência” da associação gestora. 

 

Até ao momento, não foi possível obter declarações por parte da Associação de Solidariedade Social - Futuro de Garvão.

Comentários