Diário do Alentejo

"São muitos os pretextos para viver a magia do Natal em Beja"

13 de dezembro 2021 - 17:15

Três perguntas a Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja.

 

Texto José Serrano

 

Prolonga-se até dia 8 de janeiro de 2022 o programa “É Natal em Beja”, que visa a promoção e dinamização do comércio local. Quais as atividades que estão previstas serem realizadas?

Entre as várias atividades promovidas, destaque para o Mercado de Natal, dias 11 e 12 de dezembro, e a grande aposta na animação de rua. A Casa do Pai Natal é o epicentro da iniciativa que anima o nosso centro histórico e convida a que as compras de Natal aconteçam no comércio local. É aqui que os cupões atribuídos por cada 15 euros de compras são depositados para quem se pretende habilitar ao sorteio de Natal. Este ano, até 31 de dezembro, entre as 16:00 e as 19:00 horas, poderá desfrutar de um passeio de ‘tuk tuk’, que deve ser agendado na Casa do Pai Natal ou através de turismo@cm-beja.pt. Durante todo o mês teremos ainda bandas de música e outras animações de rua, exposições, o concurso de montras e de fotografia e a iluminação de Natal. São muitos os pretextos para visitar o centro histórico da cidade e viver a magia do Natal em Beja.

 

Com o estado de calamidade declarado para Portugal continental, haverá a necessidade de proceder a alguns ajustes face ao programa previsto?

Sim, tivemos que alterar e ajustar algumas situações pois, infelizmente, a situação que se verifica a nível nacional, mas também com incidência na região e na cidade, obrigou a reconsiderar alguns eventos, para tentar adaptá-los à situação pandémica. Foram cancelados alguns eventos, sobretudo aqueles cujo público necessita de maiores cuidados de prevenção, nomeadamente os espetáculos dirigidos ao público infantil, mas também foi necessário reformular a programação, de forma a evitar que decorram eventos em simultâneo, provocando maior concentração e riscos. Infelizmente, o elevado grau de incerteza que a pandemia acarreta faz com que o planeamento de hoje, amanhã tenha que ser alterado ou cancelado. Embora cientes dos cuidados que todos devemos ter, as famílias do Município de Beja dispõem de um conjunto de atividades que permitem viver a época natalícia com alegria e esplendor.

 

Que mensagem gostaria de deixar aos cidadãos de Beja sobre a importância de as compras de Natal serem efetuadas no comércio tradicional?

Gostaria de chamar à atenção de todos sobre a importância de efetuarmos as compras no comércio tradicional. Os cidadãos de Beja sabem que o comércio local e tradicional tem sofrido praticamente dois anos de restrições e de medidas muito penalizadoras das suas atividades e este ano a época natalícia também não vai poder ser vivida na sua plenitude. A nível da autarquia adotámos algumas medidas que possam minorar estas dificuldades, períodos e horários de estacionamento gratuitos, animações de rua, chegada do Pai Natal, duendes e outras atividades, de modo a facilitar a população nas suas compras de Natal. Desejamos que, apesar de algumas restrições, o convívio, a alegria e o encanto façam parte da época natalícia.

Comentários