Diário do Alentejo

Casa Salgueiro Maia inaugurada quinta-feira

29 de junho 2021 - 23:55

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, que envolve um investimento global de três milhões de euros, é inaugurada na quinta-feira, coincidindo com a data do aniversário de nascimento do capitão de Abril. O espaço, situado no Castelo daquela sede de concelho alentejana, património do Estado, resulta de um projeto da câmara municipal e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

 

Na quinta-feira, a partir das 16:30, é inaugurada a primeira fase do projeto, o núcleo museológico que homenageia Salgueiro Maia (01 de julho de 1944-03 de abril de 1992), onde foram investidos mais de 1,1 milhões de euros. Segundo a DRCAlentejo, a cerimónia decorre na “data do aniversário de nascimento de Salgueiro Maia, que completaria 77 anos de idade”, se estivesse vivo.

 

Entre as peças que fazem parte do espólio do núcleo museológico figura o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.

 

O espaço museológico exibe também o uniforme e o “quico” militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes a Salgueiro Maia.

 

Uma área com cartazes e fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate, a especialidade do militar como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional, são outras das valências da Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

 

O capitão de Abril, natural de Castelo de Vide, expressou duas vontades em testamento. Uma foi ser sepultado naquela vila, em campa rasa, e a outra foi deixar o seu espólio ao município para que fosse objeto de musealização.

 

A candidatura desta primeira fase do projeto foi apresentada pela DRCAlentejo aos fundos comunitários, em protocolo com a Câmara de Castelo de Vide, que assegurou a contrapartida nacional deste investimento, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

O projeto técnico foi da responsabilidade da DRCAlentejo, dona da obra, e a museologia é da autoria de Fernando António Baptista Pereira, historiador e presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

 

O projeto tem ainda prevista, para uma segunda fase, a instalação de uma loja, de uma sala de exposições e uma área para bar e esplanada.

 

Na quinta-feira, para assinalar a inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, vão ser hasteadas as bandeiras no edifício dos Paços do Concelho de Castelo de Vide, às 09:00, seguindo-se uma salva de morteiros em celebração dos 77 anos do oficial de Cavalaria.

 

A apresentação do livro “Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, de Moisés Cayetano Rosado, com prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também tem lugar de manhã, enquanto, de tarde, vai ter lugar o hastear da Bandeira Nacional, a deposição de flores junto ao busto de Salgueiro Maia e a inauguração da exposição “A Chaimite na Revolução - Momentos”, de Alfredo Cunha.

 

O ponto alto do dia, às 16:30, é a inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, seguindo-se, pelas 18:00, um concerto evocativo do 77.º aniversário do capitão de Abril, pela Orquestra Sem Fronteiras, na Igreja Matriz de Castelo de Vide.

Comentários