Diário do Alentejo

PCP leva Museu de Beja ao Parlamento

20 de maio 2021 - 09:35

O PCP, para além das verbas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência para a impermeabilização do telhado, pretende que haja um plano de investimento plurianual assegurado pelo Orçamento de Estado que permita ao Museu Regional de Beja cumprir vários objetivos, nomeadamente, obras de conservação e valorização do edifício, a definição de um plano museológico e meios técnicos e profissionais.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que visa apetrechar o Museu Regional de Beja não só das verbas incluídas no Plano de Reestruturação e Resiliência (PRR) para a impermeabilização do telhado do Convento da Nossa Senhora da Conceição, mas que permita disponibilizar através de outros instrumentos fundos que visem “a valorização e aproveitamento do espaço para a produção, educação e divulgação do conhecimento”.

 

No documento a que o “Diário do Alentejo” teve acesso, os comunistas referem que “o PRR tem prevista uma verba de 243 milhões para recuperar património”, e que o Museu Regional Rainha Dona Leonor faz parte da lista. No entanto, reclamam que este equipamento “tenha acesso a uma verba digna e adequada às suas necessidades e que, além disso, se possa recorrer a outras fontes de financiamento como, em primeira linha, o Orçamento do Estado” e também “os fundos comunitários do atual e futuro quadro financeiro plurianual”.

 

Com isso, o PCP pretende que se criem condições “para a definição e cumprimento de um programa museológico e respetivo plano de ação que valorize o património cultural promovendo oportunidades de acesso ao seu valioso património, às suas coleções e espólio museológico”.

 

Os comunistas afirmam que “a crónica falta de investimento conduziu o Museu Regional Rainha Dona Leonor a um nível muito preocupante de degradação generalizada”, e defendem que se “inicie e concretize, com caráter de urgência, todas as obras de conservação e valorização do edifício”. É ainda sugerido que o museu seja promovido “enquanto espaço de investigação, dotando-o de condições para o estudo científico continuado do seu espólio”, para além de apontar “a dinamização dos serviços educativos do museu, através de atividades programadas, de caráter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos”, como um dos objetivos a atingir, nomeadamente, através “da educação não-formal em articulação com as escolas da região” e “o desenvolvimento de programas específicos para a terceira idade e para os trabalhadores da região”.

 

“APOIO SOLIDÁRIO”

 

Os deputados eleitos pelo círculo de Beja estiveram recentemente reunidos no Museu Regional de Beja com a diretora regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira, o vice-presidente da Câmara de Beja, Luís Miranda e o padre Manuel do Rosário, presidente da Associação Porta do Território. Ana Paula Amendoeira considerou importante do ponto de vista estratégico “o apoio solidário dos representantes parlamentares do Baixo Alentejo, na sensibilização para a necessidade da preservação e qualificação deste precioso museu e respetivos monumentos que o integram”.

Comentários