Diário do Alentejo

Museu da Vidigueira integra rede portuguesa de museus

05 de maio 2021 - 17:50

Três perguntas a Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira

 

O Museu Municipal de Vidigueira integra, desde o início deste mês, a Rede Portuguesa de Museus. Qual a importância desta inclusão?

 

A integração do Museu Municipal da Vidigueira na Rede Portuguesa de Museus era um objetivo estratégico assumido pelo Município de Vidigueira, que vê assim reconhecidos o seu trabalho na área da preservação e valorização do património cultural local e a qualidade técnica assumida no cumprimento da sua missão e funções museológicas e educativas. Complementarmente a este reconhecimento oficial da sua credibilidade, a integração na rede constitui fator de reforço da valorização e qualificação do Museu Municipal da Vidigueira, nomeadamente através do acesso a ações de formação e consequente valorização formativa dos seus profissionais; da divulgação nacional, com perspetivas de maior alcance de públicos; da cooperação institucional e da maior articulação com outros museus; do acesso a apoio técnico em áreas específicas e da possibilidade de concorrer a programas de apoio financeiro.

 

Que relevância atribui o município a este núcleo museológico, no incremento de visitas ao concelho de Vidigueira?

 

O Museu da Vidigueira tem assumido um papel de destaque no segmento turístico local, atraindo cada vez mais visitantes ao concelho, que se encontra refletido no número de visitantes registados. Atualmente, constitui um importante atrativo cultural através quer da riqueza do seu universo que reside nas instalações, nos núcleos temáticos e espaços que integra, quer das atividades culturais e educativas que desenvolve e marcam a sua especificidade. A integração na Rede Portuguesa de Museus, ao potenciar a componente da comunicação/informação, através de diferentes suportes e plataformas comunicacionais de âmbito nacional e internacional, irá possibilitar uma maior promoção e divulgação do Museu com perspetivas de maior alcance de públicos e maior número de visitante ao Museu e ao concelho de Vidigueira.

 

Como classifica a importância da valorização patrimonial em concelhos do interior, como o da Vidigueira? 

 

A valorização patrimonial assume uma importância crucial na dinamização dos concelhos do interior, constituindo um desafio complexo e desafiante para as autarquias. O património cultural define a especificidade identitária de um território e torna-o único. A sua dinamização, através de ações, projetos e programas, é fundamental para estimular o desenvolvimento cultural, económico e social num concelho, sendo incontestável a sua capacidade para atrair visitantes. A valorização do interior deve começar no próprio território, “destacando” as suas especificidades diferenciadoras e criando uma marca identitária que irá potenciar o turismo patrimonial e gerar dinâmicas na economia local e no mercado de emprego local.

Comentários