Diário do Alentejo

Covid-19: Linha telefónica dá apoio psicológico em Serpa

22 de fevereiro 2021 - 17:00

Três perguntas a Vânia Ferreira, técnica da linha Serpa Rede Amiga, de apoio psicológico

 

Texto José Serrano

 

Serpa Rede Amiga é o nome da linha telefónica de apoio social que a Câmara de Serpa tem ao dispor dos seus munícipes. Quais os objetivos a que este serviço se propõe?

O principal objetivo da rede é dar respostas às necessidades sentidas pelos munícipes, neste período de maior confinamento. Entre estas, está o apoio psicológico, prestado telefonicamente, com o objetivo de prevenir situações de risco, promover a confiança a quem se encontra em dificuldade, restabelecer o equilíbrio emocional e a capacidade de gerir os problemas, aumentando a resiliência.

 

Quais as principais necessidades sentidas pelos utentes que vos contactam?

A maior parte das situações são reencaminhamentos que surgem no contacto geral da linha. Quando identificada alguma situação de fragilidade, os vários colegas ao serviço, propõe o contacto com o apoio psicológico. Temos assim a iniciativa de contactar as pessoas que poderão estar mais fragilizadas. A maior parte das pessoas são homens, com idade superior a 70 anos, que se encontram sozinhos.  A falta de suporte familiar e a solidão motivam a tristeza e aumentam a ansiedade, que precisamos minimizar.

 

A quem se dirige este apoio e o que diria a quem se possa sentir relutante em utilizar a linha Serpa Rede Amiga?

Este apoio dirige-se a todas as pessoas que precisem de falar sobre as suas preocupações, medos e tristezas. Sabemos que não podemos estar fisicamente presentes, mas podemos ouvir e transformar as angústias e devolver uma visão mais positiva. Pedir ajuda é muito importante, principalmente em períodos, como este que estamos a viver, em que há menos contactos sociais . Precisamos uns dos outros, nem que seja através de uma voz amiga.

 

Nota: A linha Serpa Rede Amiga funciona de segunda a sexta-feira, das 09.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 17.30 horas, através dos números 967 153 134 e 967 153 133.

Comentários