Diário do Alentejo

Conceição Parreira, vereadora da Câmara de Aljustrel

26 de janeiro 2021 - 11:40

"Este é um momento que nos coloca à prova"

 

Texto José Serrano

 

A Câmara de Aljustrel está a dinamizar uma bolsa de voluntariado com o objetivo de dar resposta, no âmbito da covid-19, em caso de emergência. A quem se destina esta iniciativa e quais as valências que pretende abranger?

 

A Câmara de Aljustrel, ao criar esta iniciativa, pretende ter mais um recurso ao dispor, caso seja necessário acionar equipas de emergência, no âmbito da covid-19. Esta bolsa é criada na Loja Social do Concelho, que conta, desde há 10 anos, com um grupo de voluntários, sendo também esta uma oportunidade para o reforçar, uma vez que é sempre bem-vinda a entrada de pessoas, de vários grupos etários, para servir esta causa. Diria, assim, que é uma estratégia de prevenção. Como é também uma resposta que poderá verificar-se muito válida e que nos aproxima ainda mais dos parceiros sociais, de quem temos estado, ao longo dos anos, muito próximos e com quem queremos sempre reforçar laços. O município serve, neste sentido, de entidade âncora, de impulsionador e dinamizador, mas a resposta, em caso de necessidade, dirigir-se-á às entidades e instituições do concelho e às diversas valências que oferecem.

 

Qual a importância que esta bolsa de voluntariado poderá vir a ter, na comunidade?

 

Aljustrel é uma terra que sempre se soube unir nas adversidades, assentando os seus valores na solidariedade, na ajuda ao próximo, na entreajuda. Neste momento, que nos coloca a todos à prova, entende a Câmara de Aljustrel que não poderia ser de forma diferente. A nossa capacidade de união sempre nos ajudou a ultrapassar as dificuldades. Este é, por isso, o momento de dizermos “presente” e os aljustrelenses têm uma capacidade imensa para o dizer. É este o nosso espírito de viver em comunidade. Não nos surpreendeu que esta bolsa tivesse sido bem acolhida, desde o primeiro momento, pela população, que se disponibilizou para ajudar.

 

Que apelo gostaria de deixar, como forma de cativar voluntários para esta ação de solidariedade?

 

Todos são bem-vindos e que quantos mais formos, mais poderemos ajudar os cidadãos e as instituições do nosso concelho que possam vir a precisar. O apelo que faço é para que continuemos a mostrar que somos unidos e que estamos cá uns para os outros. Para continuarmos a ser esta terra, que se orgulha das suas origens e das suas gentes, é tempo de estarmos, mesmo que à distância, mais próximos do que nunca. Gostaríamos de poder contar com todos aqueles que se possam disponibilizar, porque esta bolsa é também a segurança de que temos gente que está pronta para auxiliar. Para proceder à sua inscrição deverá contatar a Linha de Apoio Social do Município de Aljustrel, através do 939979181. As pessoas que se voluntariem ficarão inscritas e sinalizadas e apenas serão chamadas em caso de necessidade.

Comentários