Diário do Alentejo

Covid-19: Nível de contágios é o mais alto de sempre

17 de janeiro 2021 - 17:20

A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) contabiliza 16 surtos de covid-19 em lares da região. A situação mais grave é a do lar de Santa Casa da Misericórdia de Mértola, onde já morreram 21 pessoas. Há novos surtos em lares de Moura e de Cuba.

 

Com 39 casos ativos no concelho, e duas vítimas mortais associadas à covid-19, Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, desabafou no Facebook: “Estamos a atingir um nível de contágio sem precedentes”. Segundo o autarca, apesar da “confiança num momento em que se iniciou o processo de vacinação” e independentemente das medidas e das orientações das autoridades de saúde, “é tempo de um redobrado esforço de proteção individual e comunitária para reduzir o risco de contágio e quebrar as cadeias [de transmissão] existentes”.

 

O concelho de Ourique é um dos muitos que passaram a estar classificados como sendo de risco muito elevado de contágio. O mesmo sucedendo com Beja e Alvito. Todos eles com uma incidência de covid-19 entre 460 e 960 casos por 100 mil habitantes. Pior estão Mértola, Vidigueira e Cuba, considerados de risco extremamente elevado por registarem uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes.

 

No caso de Cuba, o número de infetados no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia subiu para 91, após confirmada a infeção em mais 44 utentes e 15 funcionárias. Estes 59 casos de infeção pelo vírus que provoca a doença covid-19 foram detetados em novos testes feitos a utentes e funcionários do lar de idosos que tinham tido resultados negativos ou inconclusivos na testagem anterior, disse Francisco Orelha, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cuba (SCMC).

 

Do total de 91 infetados no surto no lar, situado na vila de Cuba, 66 são utentes e 25 funcionárias, precisou. Segundo o provedor, os 66 idosos infetados estão no lar e separados dos restantes seis utentes, dos quais cinco tiveram resultados negativos e um teve resultado inconclusivo. Devido ao número de funcionárias infetadas, o lar chegou a ter "muitas dificuldades" em conseguir assegurar a assistência e os cuidados aos utentes, mas, entretanto, "a situação melhorou", com a ajuda de várias entidades. Atualmente, a assistência e os cuidados aos utentes estão a ser assegurados por 20 funcionários do lar e com a ajuda de voluntários e de pessoas contratadas por outras instituições.

 

Entre os funcionários em funções, há 17 que tiveram resultados negativos nos testes e três trabalhadoras infetadas que, por não terem sintomas, "prontificaram-se" para ficar na instituição. "É de louvar a atitude destas três funcionárias", sublinhou Francisco Orelha, revelando que entre as restantes pessoas que estão a colaborar na assistência e cuidados aos utentes se encontram seis elementos da brigada de intervenção rápida do distrito de Beja, criada pela Segurança Social em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, seis enviadas pela Câmara de Cuba, duas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional e uma enfermeira e uma médica do Centro de Saúde de Cuba.

 

Novo surto em lar de Moura com 20 utentes e 11 funcionários infetados

 

SURTO DA AMARELEJA

No lar da Amareleja, concelho de Moura, foi detetado esta semana um novo surto de covid-19, com 20 utentes e 11 funcionários infetados. Em comunicado o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura indicou que o surto do vírus da covid-19 foi detetado no lar do Centro Social de Amareleja, na sequência de testes feitos na sexta-feira da passada semana. Há ainda “22 testes inconclusivos” na instituição, pelo que as pessoas que tiveram este resultado serão alvo de nova colheita de material biológico.

 

No comunicado, a Câmara de Moura realçou que, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em articulação com a Autoridade de Saúde Pública e outras autoridades, já procedeu à ativação de medidas que visam conter a propagação do coronavírus. Uma das medidas foi a “testagem massiva” em Moura e Amareleja, realizada nas passadas quarta e quinta-feira, a qual é “inteiramente assumida” pela autarquia.

 

Num outro comunicado, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura informou que, na reunião semanal com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), foi decidido manter a suspensão das visitas aos utentes destas instituições, pelo período de uma semana. “Esta medida preventiva resulta da análise à evolução do número de casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 na região Alentejo e em especial no concelho de Moura” e pretende “salvaguardar a saúde da população mais vulnerável”.

 

MORTES EM MÉRTOLA

Em Mértola, o surto registado no lar da Santa Casa da Misericórdia já provocou a morte a 21 pessoas. Entre elas encontra-se o fundador e primeiro provedor da instituição, João da Costa Pereira, de 97 anos, que se encontrava internado no Hospital Joaquim José Fernandes, em Beja. Segundo o atual provedor, José Alberto Rosa, foram feitos novos testes de despiste do vírus da covid-19 a funcionários e utentes do lar, o que permitiu detetar a infeção em mais três funcionárias. Estes novos casos fizeram subir de 101 para 104 o número total de infetados no surto, nomeadamente 65 utentes - 21 dos quais morreram - e 39 funcionários.

 

AUTARCA DE ALCÁCER PREOCUPADO

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, manifestou-se preocupado com o aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus no concelho, associando os números ao Natal e Ano Novo. Segundo os boletins epidemiológicos divulgados pelo município, o número de casos ativos no concelho aumento de 18 para 250. "Claramente está identificado o período que antecedeu o Natal, o período de Natal e de Ano Novo, pelo mapeamento feito pela [Autoridade de] Saúde Pública, que houve uma série de convívios de caráter familiar, nuns casos mais ampliados do que em outros, e que provocaram esta situação de aumento significativo do número de positivos", afirmou. Em comunicado, a autarquia referiu que, no litoral alentejano, o concelho de Alcácer do Sal é "o que apresenta maior número de internados" no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém. "Estão a ser desenvolvidos muitos testes entre a população, e a Saúde Pública, com o apoio da Câmara de Alcácer do Sal, que cedeu um elemento para os inquéritos, está a proceder à testagem de um conjunto numeroso de pessoas".

Comentários