Diário do Alentejo

Covid-19: Duas mortes nos surtos em lar e hospital de Évora

11 de dezembro 2020 - 09:00

Os surtos de covid-19 detetados num lar do concelho de Évora e no hospital da cidade registaram os primeiros óbitos e o número de casos associados aumentou, disse o presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, segundo o qual os casos de covid-19 do surto no Lar Quinta dos Apóstolos, propriedade da associação mutualista Legado do Caixeiro Alentejano, subiram de 14 para 15 e registou-se um óbito.

 

Pinto de Sá revelou que do surto nos serviços de Medicina 1 e Psiquiatria do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) estão confirmados 15 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e um óbito. Fonte do Gabinete de Comunicação e Marketing do HESE adiantou que o hospital tem 15 profissionais de saúde infetados pelo vírus da covid-19, dos quais nove estão relacionados com o surto e os restantes são casos isolados. A mesma fonte avançou ainda que, na sequência deste surto, ficaram infetados cinco doentes que estavam internados.E

 

Em declarações à Lusa, fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, citando dados facultados pela Autoridade Local de Saúde, indicou que se registou um óbito relacionado com o surto no HESE. Sobre outras situações no concelho, o presidente da Câmara de Évora realçou que "não há alterações" quanto ao número de casos de covid-19 associados aos surtos detetados em dois centros infantis da cidade, mantendo-se 62 infetados num colégio e 17 no outro.

 

Do surto nos Bombeiros de Évora, Pinto de Sá referiu que existem agora 15 casos de infeção, mais sete do que no balanço feito no sábado pelo comandante da corporação, Rogério Santos. O autarca assinalou ainda a existência de um surto de covid-19 numa escola profissional, com um total de 25 infetados, considerando, contudo, que esta situação "parece estar estabilizada", porque "há já alguns dias que não surgem novos casos".

Comentários