Diário do Alentejo

Ourique: Centro Escolar encerra após caso positivo

08 de novembro 2020 - 21:00

O Centro Escolar de Ourique, com jardim-de-infância e 1.º ciclo, está fechado a partir desta segunda-feira, após uma funcionária ter tido resultado positivo para o coronavírus que provoca a covid-19. Fonte da Câmara Municipal indicou que, além da funcionária deste centro escolar, também o seu filho, aluno da Escola EB2,3/S de Ourique, está infetado com o novo coronavírus SARS-CoV-2.

 

O diagnóstico destes dois casos, levou a Autoridade de Saúde Pública a determinar o fecho temporário do centro escolar, com uma comunidade educativa formada por “mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários”, assinalou o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro, acrescentando que vão ser realizados “testes a toda a comunidade educativa”.

 

Segundo Marcelo Guerreiro, estes dois novos infetados no concelho foram detetados “na sequência de um episódio hospitalar” ocorrido no sábado à noite. “A funcionária levou o filho ao Hospital de Beja e, por isso, foram os dois testados na unidade”, tendo sido divulgado que “tiveram resultado positivo” para o vírus que provoca a covid-19.

 

Além de determinar o encerramento provisório do centro escolar, a Autoridade de Saúde Pública colocou em “quarentena preventiva” a turma da Escola EB2,3/S de Ourique frequentada pela criança. “À semelhança de outras situações já ocorridas, o Município de Ourique está a trabalhar para a concretização tão rápida quanto possível dos testes que permitam a identificação integral da situação e a adoção dos procedimentos adequados previstos nos protocolos de resposta à covid-19”, pode ler-se num comunicado da câmara.

 

A autarquia considerou que esta situação configura “mais um sobressalto perante um risco que existe e persiste” e que “precisa dos contributos” de todos, “individuais e comunitários”.“Usar a máscara, manter o distanciamento social, respeitar a etiqueta respiratória e lavar/desinfetar as mãos com frequência” são medidas lembradas pela câmara, que não consta da lista dos “121 municípios sujeitos a medidas mais duras” adotadas pelo Governo contra a covid-19.

Comentários