Portugal registou hoje 21 mortos relacionados com o novo coronavirus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), voltando a valores diários que não eram observados desde abril.
Segundo dados oficiais, Portugal registou em 03 de abril 37 vítimas mortais, o maior número diário de óbitos desde o início da pandemia. O segundo número mais elevado (35) aconteceu em três dias, também em abril. Em 30 de março, há registo de 21 mortos, número igual ao de hoje.
Durante o mês de abril o número de mortes manteve-se sempre acima dos 20, valor que começou a decrescer a partir de 05 de maio. O primeiro óbito foi em 16 de março e, no dia seguinte, não houve nenhum, mas desde então houve sempre mortes, exceto no dia 3 de agosto. Do total de mortes registadas hoje, 10 ocorreram na região Norte, nove em Lisboa e Vale do Tejo e duas na região Centro.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.149 mortes e 95.902 casos de infeção, estando ativos 37.697 casos, mais 1.602 do que na quinta-feira. O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS)dá conta que Portugal tem hoje 2.608 novos casos de infeção com o novo coronavirus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de covid-19.
É o terceiro dia consecutivo que Portugal tem mais de dois mil novos casos, após os 2.072 registados na quarta-feira e os 2.101 na quinta.
As autoridades de saúde têm em vigilância 51.784 contactos, mais 183 do que na quinta-feira. Nas últimas 24 horas houve 985 doentes recuperados, totalizando 56.066 desde o início da pandemia. A região Norte foi onde nas últimas 24 horas se registaram mais novas infeções, com 1.350 casos, totalizando 37.157 e 944 mortos.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificados mais 725 novos casos de infeção, contabilizando-se desde o início da pandemia 46.246 casos e 866 mortes. Na região Centro registaram-se mais 323 casos, contabilizando-se 7.834 infeções e 277 mortos.
No Alentejo foram registados mais 150 novos casos de covid-19, para um total de 1.914, com um total de 26 mortos desde o início da pandemia. A região do Algarve tem hoje notificados mais 44 novos casos de infeção, somando 2.124 casos e 21 mortos.
Na Região Autónoma dos Açores foram registados mais quatro casos novos, somando 310 infeções detetadas e 15 mortos desde o início da pandemia. A Madeira registou 12 novos casos nas últimas 24 horas, contabilizando 317 infeções, sem óbitos até hoje.
Os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, situando-se entre os 20 e os 59 anos o registo de maior número de infeções. A faixa etária entre os 40 e os 49 é a que regista o valor mais elevado.