Diário do Alentejo

Ordem dos Arquitetos instala sede regional em Évora

22 de julho 2020 - 16:10

Pela primeira vez, a Ordem dos Arquitetos vai ter uma Secção Regional do Alentejo. Coincidindo com a alteração da estrutura, houve eleições e, a nível nacional, foi escolhido para presidente o arquiteto Gonçalo Byrne. A nível regional, Cláudia Gaspar, arquiteta em Santiago do Cacém, vai liderar o conselho diretivo do Alentejo e anunciou já que a sede, na região, vai ser instalada em Évora.   

 

Texto Carlos Lopes Pereira

 

Em conjunto com os restantes membros eleitos para a Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (OA) “temos como medida primordial a implementação da Secção Regional do Alentejo e começar desde logo a trabalhar em direção a uma Ordem mais presente na profissão, no território e na sociedade”, afirmou a arquiteta Cláudia Gaspar ao “Diário do Alentejo”.

 

Já depois de ter sido eleita presidente do conselho diretivo da Secção Regional do Alentejo da OA, Cláudia Gaspar, que exerce a sua atividade profissional em Santiago do Cacém e Lisboa, revelou que a sede na região ficará instalada em Évora: “Queremos que a sede seja um ponto central, de apoio e de encontro, próxima das instituições regionais e próxima do maior número de arquitetos. Por essas razões, Évora reúne as condições ideais para agregar um maior número de sinergias, seja com instituições públicas, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, entre outras, seja com instituições de ensino, como a Universidade de Évora, onde é lecionado o curso de arquitetura”.

 

A localização preferencial da sede em Évora é o centro histórico, património mundial pela Unesco. “Será uma casa de portas abertas e que procurará trabalhar com a participação de todos os membros”, promete a presidente da secção no Alentejo da OA.

 

Cláudia Gaspar agradeceu aos colegas de profissão pela participação eleitoral democrática: “Em nome da equipa eleita, agradeço a todos os arquitetos que votaram nestas eleições (cerca de 40 por cento de participação no Alentejo, superior aos 27 por cento de participação a nível nacional) e, em particular, aos que depositaram confiança na lista A para implementar a nova secção regional. Espero contar com o apoio dos vários órgãos nacionais eleitos, liderados pelo novo presidente da OA, Gonçalo Byrne, para trabalharmos construtivamente em prol dos arquitetos, nos três anos que se seguem”.

 

“UMA ORDEM PRESENTE”

Segundo Cláudia Gaspar, a criação da Secção Regional do Alentejo vai permitir ter a OA representada na região: “Este é o primeiro passo para se começar a encurtar a distância entre a ordem e os seus membros, algo que era particularmente gritante nas regiões mais afastadas das anteriores sedes de Lisboa e Porto”. Mas o estar mais próximo não é sinónimo de estar presente e daí o lema da Lista A – “Uma Ordem presente”: “É ambicioso, mas nós pretendemos estar presentes em todo o território disperso do Alentejo (no Alto, Central, Baixo e Litoral), através da implementação, não apenas da sede da secção regional, mas também de estruturas locais. Essa reorganização contribuirá para um maior apoio no exercício da profissão e um papel mais interventivo na sociedade de forma adequada à realidade de cada região”.

 

Cláudia Gaspar considera que a implementação das novas secções regionais, com tudo o que isso representa, “irá ser uma das mudanças mais significativas que ocorreram na instituição, nos últimos 20 anos”. O programa que apresentou pretende “promover o papel do arquiteto na sociedade através de ações qualificadoras da atividade da OA, orientando-se por uma visão abrangente e integrada de associação pública profissional”.

 

RESULTADOS NO ALENTEJO

No Alentejo – onde estão inscritos 554 dos mais de 26 mil arquitetos da Ordem dos Arquitetos – ganhou a lista A, diferente da vencedora a nível nacional, a lista C. Em resultado do escrutínio, para o Conselho Diretivo Regional do Alentejo, agora presidido por Cláudia Gaspar e integrado ainda por um vice-presidente e três vogais, a lista vencedora obteve 108 votos (47,79 por cento), seguida pela lista C, com 64 votos (28,32 por cento) e pela lista B, com 49 votos (21,68 por cento). Para os outros dois órgãos regionais – a Mesa da Assembleia e o Conselho de Disciplina – os resultados foram sensivelmente os mesmos. A Mesa da Assembleia Regional será presidida por Fátima Matos e o Conselho de Disciplina terá Henrique Schreck como presidente.

Comentários