Diário do Alentejo

Hospital de Évora recupera atividade de consultas externas

26 de maio 2020 - 17:50

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) revelou que está a recuperar a atividade habitual das consultas externas, com a realização destas e de exames e análises na instituição e em espaços do Exército. O HESE assinalou ter iniciado, na semana passada, “a recuperação gradual da atividade assistencial de consultas externas”, no âmbito da pandemia da covid-19.

 

“Sem nunca ter suspendido a atividade de consulta”, o hospital “manteve apenas as consultas presenciais consideradas pelos clínicos como inadiáveis, tendo acompanhado outros doentes através de teleconsulta”, pode ler-se em comunicado da unidade hospitalar, segundo a qual “a situação epidemiológica atual permite reativar as consultas presenciais de uma forma progressiva e alargada”.

 

Mas, para “cumprir as normas de segurança para utentes e profissionais”, além do “alargamento e desfasamento de horários de atendimento e de um maior rigor em termos de cumprimento de horários”, o HESE teve necessidade de “deslocalizar algumas consultas e exames”.

 

“As salas de espera existentes não reúnem todas as condições exigidas, em termos de espaço, para permitir receber o fluxo de utentes habitual ao longo de todo o dia”, justificou.

 

Por isso, nesta 1.ª fase, o hospital de Évora contou com o apoio do Exército, o qual “cedeu instalações do Centro de Saúde Militar e do Quartel das Mesquitas para a realização de consultas externas e exames de diagnóstico e terapêutica”, destacou o HESE.

 

"Pela limitação da lotação das salas de espera existentes no edifício do Patrocínio e do Espírito Santo, eram grandes os constrangimentos para o cumprimento das normas de segurança indispensáveis para reiniciar a atividade assistencial presencial, quer ao nível das consultas, quer ao nível de alguns exames e análises”, argumentou Maria Filomena Mendes, presidente do conselho de administração do hospital.

 

Tornou-se, por isso, “necessário encontrar instalações suplementares” para receber os utentes “nas melhores condições de segurança”, tendo o Exército cedido “generosamente alguns espaços do Centro de Saúde Militar”, a curta distância do hospital, e “14 gabinetes no Quartel das Mesquitas”, junto ao Teatro Garcia de Resende, assinalou a responsável.

 

De acordo com o hospital, já funcionam consultas e exames nas instalações do Patrocínio e do Espírito Santo, assim como estão a ser realizadas consultas de várias especialidades no Quartel das Mesquitas, nomeadamente pediatria, cirurgia plástica, anestesia, cirurgia pediátrica e doenças virais, entre outras.

 

Já no Centro de Saúde Militar, estão a ser realizadas colheitas de sangue para análises clínicas, disse o HESE. “Todos os utentes serão previamente contactados via telefone ou carta com a indicação do local onde deverão comparecer para a sua consulta ou exame”, acrescentou o hospital.

Comentários